O País – A verdade como notícia

MINEDH diz que não há registo de nenhum caso da COVID-19 nas escolas este ano

A Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, Carmelita Namashilua, escalou as escolas primárias e secundárias dos distritos de Mocuba, Lugela, Nicoadala e centros de formação de professores para aferir o grau de cumprimento das medidas de higienização.

Na ocasião a governante fez saber que o sector que dirige tem estado a cumprir com o protocolo sanitário à escala nacional, para evitar casos de infecção da doença nas escolas. “Este ano nós não registamos se quer algum caso da pandemia do novo Coronavírus, isso nos satisfaz até porque estamos empenhados na construção e reabilitação de balneários, para assegurar o processo de higienização nas escolas de todo o país”, disse.

No distrito de Mocuba, Namashilua visitou a Escola Secundária de Marlanelo onde instou a direcção da escola, a observar rigorosamente o processo de higienização e interagiu também com os alunos. “Quando entrarem nas escolas devem lavar sempre as mãos. Sempre que necessário. Quando pegam nas janelas ou paredes devem lavar as mãos ”, disse a ministra, a um grupo de alunos da quarta classe. Na ocasião, recebeu garantias daquele grupo de alunos, que tudo farão para manter a higienização, para que o meio da escola seja saudável e livre da COVID-19.

Namashilua deixou claro que os professores à escala nacional tem estado a beneficiar de capacitação para lidar com o novo normal imposto pela COVID-19.

“É preciso lembrar que as crianças tem estado a vir a escola de forma alternada, isso também nos faz crer que ajuda bastante para que a contaminação não ocorra nos estabelecimentos de ensino, por isso julgamos que essa medida é acertada”, disse.

O país conta com 8 milhões de alunos distribuídos em  mais 13 mil escolas primárias e 618 de ensino secundário.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos