O País – A verdade como notícia

Milhares de pessoas fogem da guerra e expõem-se ao risco da COVID-19 na cidade de Pemba

Milhares de pessoas que fogem dos ataques armados na região norte da província de Cabo Delgado, estão expostas ao risco de infecção pelo novo coronavírus na cidade de Pemba, onde procuram abrigo e segurança.

De acordo com uma o Chefe de Operações do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em Pemba, “as famílias chegaram a Pemba exaustas e traumatizadas após deixarem suas casas e praticamente todos os seus pertences para trás” e “trocam o perigo do conflito armado, pelo risco da COVID-19”.

“As pessoas que fogem do conflito armado em Moçambique trocam o perigo do conflito pelo risco de infecção por COVID-19. O novo centro de tratamento ajudará a comunidade a responder à crise sanitária, mas essas famílias não poderão voltar enquanto houver combates próximos das casas dos civis”, afirmou Raoul Bittel, chefe de operações do CICV em Pemba, citado num comunicado de imprensa recebido na nossa redacção.

A fonte realça que “o risco de contrair COVID-19 em Pemba, um dos epicentros do vírus mais preocupantes de Moçambique, é muito real. A maioria das pessoas deslocadas encontra abrigo com familiares, o que representa uma carga adicional para eles e agrava as condições de superlotação que favorecem a propagação da doença, já que o distanciamento físico se torna impossível”.

A nota descreve a nova vaga de ataques em Mocímboa da Praia como “o exemplo mais recente de uma tendência preocupante, em que o conflito armado aumenta enquanto o acesso humanitário diminui. Em Mocímboa da Praia, Macomia e outras cidades e povoados de Cabo Delgado, o conflito não poupou os civis nem os bens civis. Casas foram incendiadas, escolas e estabelecimentos de saúde saqueados e destruídos, e cultivos agrícolas arruinados. Centenas de pessoas morreram, ficaram feridas ou desapareceram, e centenas de milhares são deslocadas à força de suas casas, precisando se esconder na mata ou fugir”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos