O País – A verdade como notícia

Milhares de crianças poderão ser afectadas por desnutrição aguda este ano

Inúmeras famílias, em Maputo, não têm tido três refeições por dia e apontam falta de condições como a causa. Um outro problema é a não diversificação na alimentação, factores que concorrem para distúrbios nutricionais.

A Comunidade de Países da África Austral (SADC) publicou um relatório a alertar para possível desnutrição aguda este ano, em milhares de crianças na região, situação que poderá ser originada pelas medidas de confinamento face ao coronavírus.

No documento, a SADC aponta que as medidas tomadas pelos Estados-membros afectam milhões de agregados familiares e dificultam o acesso a alimentos diversos. E num dos países em que a situação poderá ser pior, de acordo com o relatório, é Moçambique. E não é para menos. Na capital do país, por exemplo, que igualmente é a maior cidade do país, há gente que não consegue ter três refeições por dia e a dieta tem sido um enorme desafio.

Não é apenas Mãezinha com uma vida difícil. Lúcia Massango, de 22 anos de idade, mãe da pequena Sia, também vive com seus pais. E providenciar alimentação para a pequena menina tem sido seu suor de cada dia.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos