O País – A verdade como notícia

Miguel Guambe inicia preparação já pensar no Afrobasket 2021

A selecção nacional de basquetebol masculina arrancou, esta quarta-feira, com os trabalhos de preparação com vista a sua participação na segunda janela de apuramento ao Afrobasket 2021. Os jogadores e equipa técnica estão optimistas quanto a uma preparação que crie condições para uma participação condigna na prova de Fevereiro

Dois dias depois do anúncio da nova equipa técnica que vai liderar a selecçao nacional masculina de basquetebol, Miguel Guambe não quis perder tempo e já juntou os atletas para a primeira sessão, que teve lugar na noite desta quarta-feira no pavilhão Lurdes Mutola.

Para este ano estão previstas apenas três sessões, sendo que as outras duas terão lugar na próxima semana, nomeadamente na segunda e quarta-feiras, respectivamente. Miguel Guambe, seleccionador nacional, falou dos objectivos destas sessões iniciais, tendo referido que “estás três sessões que teremos ainda neste ano são com intuito de fazermos a observação aos jogadores, fazer os testes físicos quebrassem ser necessário”.

Mas também falou do plano de trabalhos para o próximo ano. “A partir do dia 4 de Janeiro começamos a fazer duas sessões semanais até ao final de Janeiro e a partir de Fevereiro faremos sessões bi-diárias ao longo de dez dias até a prova, para além dessas sessões os atletas farão treinos individuais tanto físico de ginásios como de lançamentos”, explicou Guambe, que espera que os jogos do torneio Nutrição, que inicia a 8 de Janeiro, possa ser uma mais valia no processo de treinamento. Daí que “durante este período em que estiver a decorrer o torneio, os atletas convocados terão apenas duas sessões de treinos semanais, para dar tempo deles trabalharem nas suas equipas e nós vamos avaliar o desempenho de cada um”, assegurou Guambe.

Já os jogadores também esperam que estas sessões possam dar mais ritmo e entrosamento, para poderem enfrentar a janela com mais segurança e esperança de qualificação.

Klaus Bunguele mostrou-se satisfeito com este regresso à selecção nacional, depois de ter estado ausente na primeira janela que decorreu em Kigali e assume o desejo de ajudar o conjunto nacional a ultrapassar esta fase. “Precisamos estar mais fortes e aproveitar estes treinos para alinhar todos os erros cometidos no passado”, disse Bunguele.

Já David Canivete, que esteve na primeira janela, reconhece que a selecção nacional cometeu muitos erros e para ele “precisamos corrigir todos os erros, estarmos mais unidos e, se conseguirmos isso, podemos alcançar as vitórias necessárias para podermos nos qualificar”.

A primeira sessão de treinos contou com a presença do Presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, que fez a nota introdutória desta campanha, tendo explicado aos jogadores que o objectivo da mesma passa por conseguir reverter cenário da qualificação para que Moçambique esteja presente no Afrobasket 2021 que terá lugar em Kigali, no Ruanda e, por isso, encorajou os jogadores e equipa técnica nesta fase de preparação.
“É importante iniciar cedo porque mostra o comprometimento que temos dentro do objectivo que é a qualificação para o Afrobasket 2021, olhando para o horizonte temporal entre esta altura e as provas que estão agendadas para Fevereiro sentimos a necessidade de irmos nos preparando”, começou por dizer Gonçalves, para quem o tempo pode parecer longo até à segunda janela, mas “estamos a falar de um mês e meio que é muito pouco tempo na medida que pretendemos que é dar volume de treinos aos atletas, temos alguns que não participaram na última campanha e a equipa técnica que é nova, por isso precisam de se entrosar, iniciando mais cedo temos garantias que podemos abordar a terceira janela com alguma responsabilidade e foco”, disse Roque Sebastião.
A selecção nacional volta a treinar próxima semana, na segunda e quarta-feira, antes da paragem para as festas do final do ano. Recorde-se que Moçambique disputa o apuramento ao Afrobasket com Senegal, Angola e Quénia e precisa de duas vitórias para qualificar-se.
Esta primeira sessão de treinos contou com a presença de 10 caras novas e que não estiveram presentes na anterior etapa de qualificação realizada em Novembro em Kigali.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos