O País – A verdade como notícia

MFW elege os Fashion Awards na celebração da moda

A cerimónia da primeira edição do Fashion Awards, no âmbito do Vodacom Mozambique Fashion Week, cuja selecção dos nomeados esteve a cargo de pessoas que trabalham no sector da moda, cultura, arte e entretenimento, aconteceu, sábado, no Conselho Municipal de Maputo, com objectivo de celebrar a indústria da moda e do entretenimento nacional.

Na lista nos nomeados, em diversas sub-categorias estão os seguintes nomes: Melhor Modelo Feminino: Salva Paulino; Melhor Modelo Masculino: Inácio Fernandes; Apresentadora Mais bem Vestida; Tatiana Sumburane; Apresentador Mais bem Vestido: Dudas Aled; Cantora Mais bem Vestida: Euridse Jeque; Cantor Mais bem Vestido: Stewart Sukuma; Projecto de Moda Inovador: Fraternidade sem Fronteiras e The Kins.

Stewart Sukuma sublinhou que é bem-vinda a iniciativa do MFW em nomear as personalidades que se destacam no mundo da moda. “Este tipo de evento incentiva os moçambicanos a acreditar na capacidade criativa. Penso que existem muitos músicos que se vestem muito bem, em Moçambique. Não tenho nenhuma pretensão de ser modelo. Houve uma altura que apostei muito no uso da capulana, mas agora estou empenhado em ter detalhes. Estou muito feliz e espero que este tipo de evento continue para mostrar a cultura dos moçambicanos a nível internacional”.

Para a Melhor Modelo Feminino, Salva Paulino o reconhecimento foi possível graças ao esforço de modelos e estilistas. “Muito obrigada pela força. Não esperava que eu fosse vencedora”.

Por seu turno, o Director-geral da DDB Moçambique, Vasco Rocha destacou que o Vodacom Mozambique Fashion Week ao longo dos 13 anos de existência, aumenta o “orgulho dos moçambicanos em usar produto nacional e valorizar aquilo que nós chamamos de criatividade nacional”.

O reconhecimento consistiu na entrega de troféus que retratam a valorização das artes locais com materiais tipicamente encontrados em peças de artesanato como o Pau-preto e a Capulana. A produção dos referidos troféus esteve a cargo dos artesãos moçambicanos, relevando dessa forma, o seu carácter personalizado e único. Na parte posterior dos troféus, encontram-se cravadas à mão as categorias e respectivos nomes dos vencedores. Tudo isto numa peça simples, com classe e grande identidade local.

Na mesma cerimónia, houve o reconhecimento das marcas que ao longo de vários anos apoiam o desenvolvimento do Vodacom Mozambique Fashion Week.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos