O País – A verdade como notícia

Mexer, Miquissone e Witi “fora de jogo” este fim-de-semana

Fotos: Marítimo

O seleccionador nacional dos Mambas, Chiquinho Conde, chamou 23 jogadores para os trabalhos da selecção nacional em Nouakchott, onde vai disputar um Torneio Internacional inserido na Data-FIFA. Destes, 12 actuam fora de portas e três deles não foram opções nos seus clubes.

Dos jogadores chamados por Chiquinho Conde para os Mambas, os que actuam internamente estiveram quase todos em actividade este final de semana, onde realizaram-se provas dos campeonatos e supertaças provinciais. Ainda que sem grandes exibições que nos habituaram, casos de Telinho e Dayo, os mesmos estiveram em competição.

Dos 12 que actuam além-fronteiras, nenhum deles marcou, mas o maior destaque vai para Geny Catamo que entrou a substituir no Vitória de Guimarães para fazer uma assistência para o único golo que garantiu os três pontos, aos 86 minutos, diante do Marítimo.

O prodígio dos Mambas ainda não conseguiu convencer o treinador do Guimarães para ser titular, mas pelo terceiro jogo entrou a substituir e tem estado bem.

Geny entrou para “tramar” os seus compatriotas Zainadine Jr. e Clésio Baúque, que jogam pelos insulares. Zaina foi titular e capitão, enquanto Clésio só entrou na segunda parte.

Outro destaque é Manuel Kambala, ao serviço do Baroka da África do Sul. A turma do internacional moçambicano venceu o TS Galaxy nas marca das grandes penalidades para garantir passagem às meias-finais e Kambala apontou o quarto golo de penálti, tendo o resultado terminado em 5-3.

Quem também ajudou a sua equipa a garantir a passagem às meias-finais da Taça sul-africana foi Domingues, que foi titular no Royal AM, que venceu o Swallows por uma bola sem resposta.

Reinildo Mandava, por seu turno, mantém-se de pedra e cal na equipa principal de Diego Simeone e, este final de semana ajudou o Atlético Madrid a somar mais três pontos, na vitória sobre o Cádiz, por duas bolas a uma.

Titular também foi Bruno Langa, que ajudou a sua equipa a golear o Casa Pia por 4-1, com uma boa exibição do internacional moçambicano.

Já Gildo Vilankulos não esteve em actividade porque a sua equipa, o Amora FC, não jogou no final de semana e só volta aos campos no próximo sábado, diante do UD Santarém.

Reginaldo (do Dínamo Tirana da Albânia), tal como Geny Catamo e Clésio, foi suplente utilizado na derrota da sua equipa diante da sua antiga equipa, o Kukesi, por duas bolas sem resposta.

Entretanto, dos convocados por Chiquinho Conde existem três jogadores que estiveram fora de jogo neste final de semana. Luís Miquissone ainda foi convocado, mas não saiu do banco de suplentes do Al Ahly, no embate deste sábado, tendo visto a sua equipa perder diante do Mamelodi Sundowns da África do Sul, por uma bola sem resposta.

Já Mexer Sitoe e Witi Quembo, a actuarem respectivamente no Bordéus da França e Nacional da Madeira, não foram opções nas suas equipas e nem foram convocados.

Recorde-se que os Mambas partem domingo à noite para Nouakchott, capital mauritana, onde vão defrontar o Níger, a 23 de Março, e Mauritânia, a 26 do mesmo mês, em partidas de carácter amigáveis inseridos na Data-FIFA.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos