O País – A verdade como notícia

Mexer e Kambala não evitam quedas das suas equipas

Foto: Giroundins

O Bordéus da França e o Baroka da África do Sul, equipas em que militam os moçambicanos Mexer e Manuel Kambala, foram despromovidos dos respectivos campeonatos, o mesmo acontecendo com o Dinamo Tirana da Albânia, no qual actua o moçambicano Reginaldo Faite.

O seleccionador nacional, Chiquinho Conde, chamou 12 jogadores moçambicanos que actuam fora de portas, nomeadamente na África do Sul, Portugal, Espanha, França, Albânia e Alemanha. E vai encontrar uma miscelânea de sentimentos nos jogadores que vão representar a nação nos jogos dos Mambas em Junho, especificamente os que estão mais felizes pelas posições das suas equipas, e os tristes, pela situação que deixam nos respectivos clubes.

Vale começar pelos que nada puderam fazer para evitar o descalabro das suas equipas, não evitando a despromoção para a segunda divisão dos respectivos campeonatos. Desde logo, salta à vista o nome de Manuel Kambala, jogador que saiu da União Desportiva de Songo para o Baroka da África do Sul.

Na época passada, o médio foi o herói do Baroka, ao apontar, na última jornada, o golo que garantiu a manutenção da sua equipa na primeira divisão, além de ter tirado o título ao Kaiser Chiefs, que, na altura, disputava o troféu com Mamelodi Sundowns.

Titular em 25 dos 30 jogos do Baroka na Premier Soccer League, da África do Sul, onde marcou um golo, Manuel Kambala não evitou a descida da divisão, tendo a sua equipa terminado em último lugar, com 25 pontos, menos um que Swallows, equipa que terminou na penúltima posição e vai, agora, disputar o Grupo da Despromoção, com o Pretória United e o Cape Town All Stars, equipas que ficaram em segundo e terceiro na segunda liga, pela única vaga na primeira liga.

Mesmo destino teve Mexer Sitoe, defesa central do Bordéus, que teve uma época para esquecer na França. Depois de ter trocado o Rennes pelo Bordéus, Mexer não foi mais o mesmo! Está a ter uma passagem pouco conseguida, disputando poucos jogos, tal como aconteceu esta temporada, em que fez 17 jogos, dos quais 16 para a Ligue 1, em 38 jogos do campeonato.

Mexer foi convocado e jogou pela última vez a 23 de Janeiro deste ano, para a 22ª jornada, na vitória diante do Strasbourg por 4-3 e, de lá para cá, nunca mais foi convocado pelo seu treinador.

A sua equipa acabou por terminar na última posição com 31 pontos em 38 jogos, os mesmos pontos do Metz, com que vai a Ligue 2, um ponto a menos em relação ao St Etienne, equipa que vai disputar o Grupo da Despromoção com o terceiro e quarto da segunda liga.

Já Reginaldo Faite chega aos Mambas entristecido pela despromoção no campeonato da Albânia, uma vez que, apesar de ainda faltar uma jornada para o final da prova, já não consegue a manutenção nem o acesso ao play-off.

O Dinamo Tirana é penúltimo com 28 pontos em 35 jogos e está a seis pontos do Egnatia, equipa que está na 8ª posição, num campeonato com 10 equipas, e que vai para o play-off. Reginaldo Faite, que chegou a meio da temporada e logo foi chamado várias vezes à equipa, não marcou nenhum golo em 16 jogos para o campeonato e dois para a Taça.

Este sábado foi substituído aos 59 minutos e ainda tem um jogo por disputar, esta quinta-feira, para o fecho do campeonato.

 

BRUNO LANGA PERTO DA LIGA PORTUGAL

Dos moçambicanos em evidência, destaque para Bruno Langa, que este fim-de-semana ajudou a sua equipa, o Desportivo de Chaves a conseguir um resultado animador e que possa garantir a subida de divisão, no play-off que disputa com o Moreirense. O Chaves venceu por duas bolas sem resposta.

A turma de Chaves, terceiro classificado da segunda liga portuguesa, a Liga Portugal 2, defronta o antepenúltimo da Liga Portugal, por uma vaga no principal campeonato daquele país. Bruno Langa foi titular em todos os jogos deste ano pelo Chaves, tendo ajudado a equipa a alcançar a posição que agora permite disputar o play-off.

Assim, a segunda mão do play-off de acesso à Liga Portugal disputa-se domingo em Moreira de Cónegos, antes da integração do lateral esquerdo nos Mambas.

 

GENY CATAMO MAIS MOTIVADO PELO FEITO

Quem chega aos Mambas motivado é Geny Catamo, por dois motivos. Primeiro, pelo feito alcançado na última jornada em que fez duas assistências na goleada do Vitória de Guimarães que garantiu vaga na Liga Conferência, logo no primeiro e único jogo a titular.

De resto Geny Catamo era chamado em todos os jogos dos vimaranenses, desde que chegou por empréstimo do Sporting, sendo sempre suplente utilizado.

Mas também, o jogador sabe que vai integrar a equipa principal do Sporting na pré-época leonina que inicia a 27 de Junho próximo, e Geny Catamo terá a oportunidade de convencer Rúben Amorim a manter o jogador na equipa principal.

Os restantes jogadores que vão representar os Mambas ajudaram as suas equipas a manterem-se nos respectivos campeonatos, com destaque para Reinildo Mandava, que voltará a disputar a Liga dos Campeões com o Atlético Madrid, e para Zainadine Jr. e Clésio Baúque, que garantiram a manutenção do Marítimo na Liga Portugal.

Gildo Vilankulo, do Amora, Witi Quembo, do Nacional da Madeira, ambos titulares nas suas equipas na última jornada, Domingues, no Royal AM da África do Sul, que entrou aos 77 minutos na última jornada, e Stanley Ratifo, que actua no Pforzheim da quarta divisão da Alemanha, que foi substituído aos 66 minutos, conseguiram a manutenção das suas equipas nos respectivos campeonatos.

Estes jogadores só se juntam aos Mambas na próxima semana, na África do Sul, à excepção de Stanley Ratifo, que já se encontra em Maputo.

 

Jogadores estrangeiros convocados aos Mambas

Clésio Baúque – CS Marítimo

Reinildo Mandava – Atlético de Madrid

Bruno Langa – GD Chaves

Zainadine Júnior – CS Marítimo

Edson Sitoe – FC Bordeaux

Manuel Kambala – Baroka FC

Elias Pelembe – Royal AM

Geny Catamo – Vitória SC

Gildo Vilanculos – Amora FC

Witness Quembo – Nacional da Madeira

Reginaldo Fait – Dínamo Tirana

Stanley Ratifo – CfR Pforzheim

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos