O País – A verdade como notícia

Mety Gondola sugere paralisação da obra na rua de Marrere em Nampula

Foto: O País

A Zac Construções está a fazer obras de reconstrução na rua de Marrere sem o estudo geotécnico que havia sido omisso. O secretário de Estado sugeriu a paralisação dos trabalhos e disse que vai encaminhar o assunto à Procuradoria.

O assunto da rua de Marrere continua na ordem do dia e desta vez foi o secretário de Estado a ir ao terreno, juntamente com o elenco do Município de Nampula. Mety Gondola sabia que a obra tinha avançado sem o estudo geotécnico que devia orientar o tipo de engenharia a ser empregue em várias secções e surpreendeu-se com o avanço das obras de reparação sem a realização desse estudo, pelo menos para a parte severamente danificada pela chuva. Em face disso, sugeriu ao Município a paralisação da obra para dar lugar, primeiro, a esse estudo que se mostra crucial.

A estrada, com extensão de 1km, é do Município de Nampula que tem autonomia para decidir os seus projectos, sendo um governo local eleito, mas Paulo Vahanle mostrou-se alinhado com o Secretário de Estado. Até porque Mety Gondola já havia avisado logo após à passagem da depressão tropical ANA que devia se responsabilizar os empreiteiros desonestos. Neste caso, a Zac Construções entra na lista.

De resto, a Zac Construções nunca tinha feito obras desta magnitude, sendo que a sua experiência é de pavimentação de ruas de até 500 metros no Município de Montepuez.

Lembre-se que a asfaltagem da rua de Marrere custou ao Município de Nampula 40 milhões de meticais e um mês depois da sua abertura ao trânsito ficou parcialmente destruída, depois de uma forte chuva que caiu.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos