O País – A verdade como notícia

Metical estável na quadra festiva

A divisa moçambicana, Metical, entra estável na quadra festiva (Natal e final do ano) face às maiores moedas de circulação no país, com destaque para o Euro e Dólar norte-americano, indica o câmbio diário divulgado pelo Banco Central.

Ao longo da semana finda, o Euro, por exemplo foi comprado na praça moçambicana a uma média de 69,25 meticais e vendido a 70,62 meticais, enquanto o Dólar foi comprado a uma média de 60,96 meticais e vendido a 62,17 meticais.

Face às médias da semana anterior, as variações foram marginais (inferiores a cinco centavos de metical).

A divisa norte-americana é a que serve de base de cálculo às taxas de câmbio de referência para as outras moedas em Moçambique.

Desde finais de 2016, que Moçambique regista uma estabilidade cambial, mercê de uma série de medidas de política monetária adoptada pelo Banco Central.

As intervenções do Banco de Moçambique no mercado monetário interbancário para a regulação da liquidez foram efectuadas com base numa nova taxa de juro de referência, designada taxa de política monetária.

Com a introdução desta nova taxa pretende-se reforçar o mecanismo de formação das taxas de juro no mercado como um todo e tornar mais transparente e consentâneo com as boas práticas internacionais.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos