O País – A verdade como notícia

Melhor jogador da FIFA conhecido esta segunda-feira

O prémio de melhor jogador de futebol do mundo da FIFA será entregue amanhã à noite, no Teatro Alla Scala, em Milão. O pódio do FIFA The Best já está definido: o português Cristiano Ronaldo e o argentino Lionel Messi têm cinco conquistas cada um e querem se isolar como o maior vencedor. O concorrente é o holandês Virgil Van Dijk.

O defesa do Liverpool ficou com a premiação anual da UEFA, realizada no final de Agosto. Os capitães e técnicos das selecções nacionais e um grupo de jornalistas decidem o melhor da eleição da FIFA.

Estamos em 2019, mas antes de entrar para as disputas deste ano, hã necessidade de relembrar que entre 2008 e 2017 Cristiano Ronaldo e Lionel Messi foram eleitos os melhores jogadores do mundo, conquistando tanto o “The Best” (novo nome do prémio dado pela FIFA) quanto o Bola de Ouro.
Apenas em 2018 essa série foi quebrada, quando os prémios foram para o croata Luka Modric (que já havia facturado o prémio de melhor jogador da Copa do Mundo da Rússia).

Em 2019 a FIFA preferiu ser o prémio a divulgar os seus melhores e em 31 de Julho divulgou a lista dos indicados a Melhor do Mundo; e em 02 de Setembro o top 3 foi revelado. Portanto, disputam o melhor do mundo Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Virgil van Dijk.

Os dois nomes mais fortes, novamente estão no páreo, enquanto o Brasil ficará sem nenhum representante nesta disputa.

Melhores jogadores do mundo 2019
O eleito será conhecido esta segunda-feira, em Milão, Itália e os indicados são:
Cristiano Ronaldo (Juventus/Itália)
Lionel Messi (Barcelona/Espanha)
Virgil van Dijk (Liverpool/Holanda)
O histórico da FIFA não ajuda muito, já que em toda a história do prémio, que começou em 1991, apenas dois defesas, os italianos Paolo Maldini (em 1994) e Fabio Cannavaro (2006) se tornaram finalistas a melhor do mundo; este último, aproveitando o embalo da conquista da Copa do Mundo pela Itália, acabou eleito. Desta vez, como será?

Melhores técnicos do mundo
E nesta lista, dos técnicos, está o único brasileiro a figurar na lista dos melhores do mundo 2019; veja os finalistas:
Jurgen Klopp (Liverpool-ALE)
Mauricio Pochettino (Tottenham Hostpur-ING)
Pep Guardiola (Manchester City-ING)

Futebol Feminino: Melhores Jogadoras 2019
A brasileira Marta, infelizmente não aparece como uma das indicadas para melhores do mundo em 20919; veja a lista da FIFA:
Ada Heggerberg (selecção da Noruega)
Alex Morgan (selecção dos Estados Unidos)
Amandine Henry (selecção Francesa)

Sobre as Premiações de Melhores Jogadores
Existia um prémio anual, diga-se, “oficial” que premiava os melhores do mundo. Tratava-se do Bola de Ouro, da FIFA; o mais respeitado do gênero, realizado todo começo de ano em conjunto pela FIFA e a revista France Football. Essa parceria acabou e a partir daí ambas elegem e premiam individualmente os melhores jogadores de futebol.

Este ano a France Football, responsável pelo prémio Ballon d’Or, o polular “Bola de Ouro” ainda não divulgou sua lista, esperando-se que depois desta premiação, possa então divulgar a sua lista.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos