O País – A verdade como notícia

Medidas de prevenção da covid-19 contribuem na redução de casos de diarreias em Mecúfi

O distrito de Mecúfi, no centro da província de Cabo Delgado, tem registado uma média de quinhentos casos de diarreias anualmente, mas, este ano, reduziram para quase a metade.

“Registámos cerca de duzentos contra os mais de quatrocentos do mesmo período do ano passado, e quase quinhentos de 2019,”  revelou Ilda Silvestre, directora de Saúde de Mecúfi.

Oficialmente, as causas da redução são desconhecidas, mas as autoridades da Saúde acreditam que a situação se deveu à introdução de medidas de prevenção da COVID-19.

“Pensamos que as medidas de prevenção da COVID-19 podem ter contribuído para esta redução, porque esperávamos que os casos de diarreia no distrito de Mecúfi aumentassem, devido à chegada de muitos deslocados, mas, na verdade, a situação foi diferente”, explicou Ilda Silvestre.

Para reduzir ainda mais os casos de diarreia ao nível do distrito, as autoridades da Saúde contam com o apoio do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), que tem ajudado na disponibilização de mais água para a população e na sensibilização das comunidades sobre a necessidade do cumprimento rigoroso das medidas básicas de higiene individual e colectiva.

“Além de apoio na disponibilização de mais água potável para a população, estamos a trabalhar com a Saúde na sensibilização das comunidades sobre a necessidade de tomar mais cuidado com a higiene, para evitar diarreia e outras doenças. A nossa atenção vai para as crianças que são um grupo vulnerável, mas trabalhamos também com os pais e encarregados de educação, professores que são as pessoas que passam maior parte do tempo com as crianças”, explicou Albino Magaia, representante do UNICEF.

A redução de casos de diarreia no distrito de Mecúfi foi confirmada pelas autoridades da Saúde, durante a celebração do Dia Mundial da Lavagem das Mãos, comemorado a cada 15 de Outubro, desde 2008.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos