O País – A verdade como notícia

Media desempenha papel importante na governação descentralizada, diz Vicente Joaquim

Foto: O País

Durante uma visita às instalações do Grupo SOICO que efectuou na nesta sexta-feira, o secretário de Estado na cidade de Maputo considerou que os meios de comunicação social têm um papel fundamental para impulsionar o entendimento da sociedade sobre a descentralização dos órgãos de governação.

Foi por volta das nove horas da sexta-feira, que o secretário de Estado na cidade de Maputo, acompanhado por uma comitiva, chegou às instalações do Grupo SOICO.

Durante a sua visita, o governante teve a oportunidade de passar por alguns departamentos do Grupo SOICO para se inteirar das actividades.

Depois de interagir com a direcção do grupo, Vicente Joaquim falou da importância da media para a percepção do processo de descentralização da governação.

ʺO que nos interessa neste momento é percebermos como é que como conselho dos serviços de representação de Estado podemos colaborar, tendo em vista a esclarecer uma maior parte dos casos, como é que os nossos munícipes devem ver esse processo de descentralização que e é novo. É um desafio para todos nós. O processo de descentralização é resultante da revisão pontual da Constituição da República e nós acreditamos que a nossa colaboração com comunicação social é de extrema importância para que a população saiba como podemos consolidar esse processoʺ.

Nesse âmbito, Vicente Joaquim diz haver necessidade de unir esforços de modo a alcançarem-se os objectivos pretendidos.

ʺNós aproximamo-nos ao Grupo SOICO, que tem um canal de televisão que é a Stv, e também vamos trabalhar com outros órgãos de informação, para que este processo seja de melhor forma entendida pela população da cidade de Maputo.”

 

MEDIA É IMPORTANTE NA CONSOLIDAÇÃO DO PROCESSO DE MIGRAÇÃO DIGITAL 

O país já iniciou a migração digital,  que consiste no desligamento do sinal analógico para dar espaço ao digital. No contexto da visita ao Grupo SOICO,  o secretário de Estado na  cidade de Maputo disse que a media é fulcral para a consolidação deste processo.

“O processo de digitalização da televisão é irreversível, daí que foi também um dos objectivos compreender nesta visita como é que a STV está a ver o processo de digitalização. E ficamos muito satisfeitos em ver que estão a ser erguidas novas instalações, o que prevê o novo paradigma, a digitalização”.

Para alcançar os objectivos da digitalização, o governante destacou ainda a relevância do trabalho em equipa, exemplificando a estrutura do Grupo SOICO.

“Para este grupo, percebemos que não é um processo novo, já começaram há bastante tempo a trabalhar no formato digital e penso que para este caso é um resultado muito bem conseguido. É uma equipa jovem que acredito que vai corresponder esse desafio que Moçambique tem neste momento.

O desligamento do sinal analógico para dar lugar ao digital decorre em duas fases, sendo que a primeira foi até 30 de Setembro e a segunda vai até 31 de Dezembro de 2021.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos