O País – A verdade como notícia

MDN diz que a situação está controlada em Cabo Delgado

O Ministro da Defesa Nacional, Jaime Neto, disse, hoje, que a instabilidade protagonizada pelos terroristas em Cabo Delgado está controlada, apesar de haver centenas de descolocados a fugir, sobretudo do distrito de Palma, à procura de refúgio na cidade de Pemba.

Em embarcações, muitas das vezes, precárias e sem condições de segurança, diariamente chegam à Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, centenas de deslocados que fogem do terror protagonizado por terroristas a partir de alguns dos pontos daquela província, o caso de palma.

Os deslocados relatam a continuidade de ataques em algumas regiões. Mas o Ministro da Defesa Nacional diz que a situação está controlada e “as forças de Defesa e Segurança continuam a desferir pesados golpes aos terroristas”.

“Naturalmente quando há um ataque, há situações que ocorrerem de deslocamento das populações de um ponto para o outro, mas de um modo geral, a situação está sob controlo”, concluiu Neto.

O Ministro disse, ainda, que há apoios a chegarem ao país para ajudar o exército moçambicano a combater os terroristas, que nos últimos tempos criam instabilidade naquela província. O Ministro destaca mais a formação dos homens e mulheres que estão no teatro operacional norte.

“Há vários apoios concretos, na formação por exemplo, os Estados Unidos da América, Portugal e outros países da SADC estão a apoiar na formação que, para nós, é valiosa. Não podemos entender apoio apenas em material que possa ajudar à enfrentar aquela situação, mas a formação é de grande valor, porque dá algum acervo que nós não tínhamos e, ajuda a compreender melhor aquela situação e a encarar da melhor maneira”.

O titular da pasta da defesa lamentou e manifestou solidariedade com as vítimas do terrorismo em Cabo Delgado.

Refira-se que os deslocados ao chegarem à cidade de Pemba enfrentam várias dificuldades, que vão desde alojamentos até ao acesso a alimentação.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos