O País – A verdade como notícia

MDM agenda para Dezembro a eleição do novo presidente

O Movimento Democrático de Moçambique, reunido em IV sessão ordinária, neste sábado, decidiu agendar para os dias 3, 4 e 5 de Dezembro deste ano, na cidade da Beira, a realização do seu I Congresso extraordinário, que terá como principal ponto de agenda a eleição de um novo presidente, que deverá substituir Daviz Simango, que nos últimos 12 anos dirigiu os destinos do partido, após a sua fundação em Março de 2009.

“E também foi discutido nesta IV sessão do Conselho Nacional, a questão relacionada com a gestão do partido nos próximos seis meses, ou seja, até a realização do congresso. Na base da proposta da Comissão Política do partido, o Secretário-geral, José Domingos, vai continuar a liderar o partido”, garantiu Sande Carmona, porta-voz do MDM.

Durante o decurso da sessão foram avançados três nomes como potenciais candidatos ao cargo de presidente do MDM, nomeadamente José Domingos, actual Secretário-Geral, Lutero Simango, irmão do falecido presidente e Luís Boavida, membro sénior deste partido e que já ocupou o cargo de Secretário-geral. O porta-voz não confirmou e nem desmentiu estas informações, tendo dito, apenas, que é legítimo que os membros do seu partido comecem a fazer projecções.

“Todos os membros do MDM vivem ansiosos em ter um novo presidente e faz muito sentido que os mesmos comecem a fazer as suas projecções. São iniciativas que não ferem os estatutos do partido. Apenas tenho a dizer que oficialmente ainda não existe nenhum nome, e que, a partir deste momento a comissão nacional de jurisdição está a trabalhar no perfil do próximo presidente,  que depois será submetido a Comissão Política Nacional que terá lugar no próximo mês de Setembro. Em tempo oportuno serão abertas candidaturas e todos ficaremos a saber que irá concorrer”, explicou Carmona.

Daviz Simango liderou o partido durante quase 12 anos, desde a sua fundação em Março de 2009.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos