O País – A verdade como notícia

MDM acusa Frelimo e Renamo de pretenderem desequilibrar CNE

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) faltou ao encerramento da segunda sessão da IX Legislatura do Parlamento, hoje. Chamou a imprensa para se explicar, dizendo que também não participou na apresentação do informe anual do Presidente da República para chamar atenção dos moçambicanos sobre a forma como a política tem sido feita no país.

Duas sessões parlamentares gazetadas pela bancada do MDM. A primeira, solene, sobre o Estado Geral da Nação. A segunda, a última do ano, que teve lugar esta quinta-feira. No seu entender, há falta de clareza e equilíbrio na escolha dos membros que compõem a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A bancada justifica a sua ausência nas duas sessões com a forma como foi conduzido o processo de eleição dos membros provenientes da sociedade civil para a CNE. Afirma que houve recurso à coligação entre a bancada parlamentar maioritária e a segunda, promovendo uma política bipartidária.

Lutero Simango, chefe da bancada do MDM, disse que a maneira como decorreu a eleição dos sete membros pela Assembleia da República não tomou em conta que este órgão é constituído por três bancadas parlamentares.

“Mais uma vez, os apetites de bipolarizar a política moçambicana” fizeram com que a Frelimo e a Renamo impusessem “as suas vontades para a composição final da CNE, que deixara de ser um órgão de equilíbrio, de paridade e retirando o voto de qualidade do presidente” da mesma instituição.

“Para fazer valer os nossos protestos contra está tendência de tornar a política bipartidária, excluindo os outros autores políticos e a sociedade civil politicamente não controlada, não estivemos presentes na sessão do informe do Chefe do Estado e na cerimónia do encerramento da segunda sessão ordinária havida” esta quinta-feira, declarou Lutero Simango.

A eleição dos membros da CNE a que Simango se refere aconteceu na última terça-feira. Dos membros que compõem o órgão, apenas um é um do MDM.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos