O País – A verdade como notícia

MCTESTP reitera apoio à inovação e competitividade

O Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP) manifestou o seu compromisso no apoio a inovação e competitividade na área de biociências baseadas no conhecimento.

Falando no encerramento do Programa Sanbio Fembiobiz 2018, o Secretário Permanente do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP), Celso Laíce, reiterou o compromisso da instituição em continuar a apoiar empresas e instituições da área de biociências baseadas no conhecimento.  

Para Celso Laíce, este programa visa contribuir para o desenvolvimento de habilidades de liderança, tecnologia e negócios em empresas lideradas por mulheres na região da SADC, criando assim uma plataforma de aprendizagem de pares e capacitação de mulheres para que possam liderar, através da ciência e inovação, os sectores de saúde e nutrição.  

A 1ª fase do FemBioBiz, que em Moçambique teve lugar de 21 a 23 de Maio de 2018, contou com a participação de um total de 20 mulheres empreendedoras e estudantes, e compreendeu um treinamento em modelos de negócio e apresentação dos planos de negócios (pitching).  

Salientar que o Programa FemBioBiz é implementado em Moçambique através da parceria entre o Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB), instituição tutelada pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, e a empresa Moz Innovation Lab, para a aceleração de empresas lideradas por mulheres, com foco em agronegócio e biotecnologia em Moçambique, e nós louvamos o estabelecimento desta parceria público-privada.  

Estas actividades enquadram-se no âmbito da parceria entre a República da Finlândia e os países da região Austral de África e pretendem fortalecer a rede SAN-Bio através deste programa de aceleração, lançado pela NEPAD Southern Africa Network for Biosciencies (SANBio), que é uma plataforma para colaboração em investigação, desenvolvimento e inovação em biociências, conta com o apoio do Programa BioFISA.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos