O País – A verdade como notícia

Maxaquene e Costa do Sol é o atractivo dos quartos da Liga Jogabets

Já são conhecidos os embates dos quartos-de-final da Liga Jogabets da Cidade de Maputo. Os embates entre Maxaquene e Costa do Sol e entre Matchedje e Liga Desportiva de Maputo são os de destaques da fase do mata-mata que arrancam próximo final de semana.

Os jogos deste final de semana da Liga Jogabets decidiram apenas o último qualificado aos quartos-de-final, saído do embate entre Nacional e Águias Especiais, ganho pelos “polícias” à tangente, para assegurar a quarta posição da Série B.

A vitória das Águias Especiais afastou o Nacional da fase do mata-mata e colocou a turma da PRM na quarta posição da sua série, devendo, por isso, defrontar a toda-poderosa e distribuidora de goleadas, a Black Bulls.

No sábado, a Black Bulls enfrentou algumas dificuldades para suplantar os “tricolores”, vencendo por apenas dois golos sem resposta.

O embate mais importante dos quartos-de-final vai opor frente-a-frente o Costa do Sol e o Maxaquene, naquele que é um dos derbies mais antigos da capital do país. Os “canarinhos”, vencedores da Série A, que no sábado alcançaram a sua primeira goleada (4-0) diante do Racing, vão defrontar os “tricolores”, que apesar da derrota diante dos “touros” já tinham o quarto lugar assegurado.

É um embate que, apesar de ser entre equipas de escalões diferentes e com ambições também, diferentes, tendo em conta a estrutura orçamental e organizacional interna, é de carácter imprevisível. Artur Semedo recebeu novos jogadores nos últimos dias e vai, certamente, querer colocá-los em jogo para poder aferir a sua classe e performance para fazerem parte do plantel dos “canarinhos”.

Os quartos-de-final reservam ainda outros bons embates, como é o caso do jogo entre o Matchedje, que terminou em terceiro na Série A, que vai se bater com a Liga Desportiva de Maputo, segundo da Série B. É um jogo cujo vencedor pode ser visto de forma teórica a pender para o lado da turma de Hanyane, mas que na prática pode trazer surpresas.

É que o Matchedje já provou, com resultados, que pode muito bem fazer frente a equipas renomadas, tal como fez com o Desportivo e Maxaquene, que viram-se a norte diante dos “militares”, com derrotas pelo mesmo resultado de 0-2.

Aliás, nesta última jornada da fase regular, o Matchedje perdeu diante do Ferroviário de Maputo, à tangente, enquanto a Liga Desportiva de Maputo levava de vencida o Mahafil, por 3-1.

Aliás, as quatro equipas já tinham garantido a qualificação aos quartos-de-final, sendo que os “locomotivas” da capital do país, que terminaram atrás da Black Bulls, vão ter pela frente o terceiro da Série B, o Mahafil.

Os jogos dos quartos-de-final decorrem no próximo final de semana.

 

“PROVINCIAL” DE INHAMBANE ENCONTROU SEMI-FINALISTAS

Em Inhambane rodou, também, este final de semana, a última jornada da fase regular do Campeonato Provincial, que trouxe resultados inesperados, com goleadas das antigas, mas que também confirmou as equipas que passam à fase do mata-mata, mais concretamente nas meias-finais.

Pela Série A, o Temusa Costa do Sol da Massinga terminou em primeiro lugar após derrotar o Morrumbene FC por duas bolas sem resposta, sendo que vai escapar o confronto com o Ferroviário de Inhambane e vai defrontar a 17 de Maio a PRM, terminou em segundo na outra Série, depois de golear a Associação Desportiva de Inharrime por 9-0.

O Ferroviário de Inhambane, que trucidou a Nova Aliança da Maxixe por 10-0, venceu a sua Série e marca encontro com a única equipa daquela província na prova máxima do futebol moçambicano, a Associação Desportiva de Vilankulo, que também humilhou o seu adversário neste final de semana, a Liga Desportiva da Maxixe, por claros 11-0.

Os embates das meias-finais decorrem no próximo domingo.

 

“HIDROELÉCTRICOS” ASSALTAM LIDERANÇA DO “PROVINCIAL” DE TETE

Na província de Tete decorreu a terceira jornada da prova local, com a União Desportiva de Songo a assaltar a liderança depois de derrotar o Chingale de Tete por duas bolas a uma. Sidique e Adams, este último reforço dos “hidroeléctricos” deram a vitória ao representante da província no Moçambola 2023, que garantiu o primeiro lugar isolado, agora com sete pontos em três jogos, frutos de um empate e duas vitórias.

A União Desportiva de Songo destrona o Ferroviário de Moatize que conta com seis pontos em dois jogos e tem um jogo a menos, diante do Chingale de Tete, adiado devido ao mau tempo. Os “locomotivas” de Moatize derrotaram sábado o FC Bagamoio de Moatize, por duas bolas sem resposta. Nzero e Beto marcaram os golos da turma verde-e-branca diante do Bagamoio.

Estes foram os dois jogos que terminaram com vitórias, já que outros dois embates do final de semana terminaram com empates. Lions de Missawa e FC de Angónia terminaram empatados a dois golos somando os primeiros pontos na prova. As duas equipas tinham já uma derrota e contam com um jogo a menos pelas mesmas razões que ditaram o adiamento de outros dois jogos na segunda jornada.

Empatado terminou também o embate entre Desportivo e 3 de Janeiro, ambos de Tete, mas a um golo. Foi o terceiro empate do Desportivo de Tete e o primeiro ponto da turma de 3 de Janeiro, que tem jogo em atraso diante do Lions de Missawa.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos