O País – A verdade como notícia

Max Tonela em Genebra para divulgação da política comercial

Uma delegação moçambicana chefiada pelo ministro da Indústria e Comércio, Ernesto Max Tonela, encontra-se em Genebra para, perante os membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), apresentar a III Revisão da Política Comercial.

De acordo com um comunicado enviado a jornalistas pelo Ministério da Indústria e Comércio, a política comercial é constituída pelas regras de comércio que os países membros daquela organização internacional especializada observam nas suas relações, expondo-as ao conhecimento de todos os países membros por forma a tornar o comércio multilateral transparente e previsível.

“A razão deste exercício é de contribuir para melhor adesão, por todos os membros, às regras, disciplinas e compromissos assumidos nos Acordos Multilaterais de Comércio, criando desta forma um melhor funcionamento do sistema multilateral do comércio, garantia de maior transparência e compreensão das políticas e práticas comerciais dos membros”, refere o documento.

As revisões anteriores centraram-se na melhoria do ambiente de negócios, aprofundamento do diálogo com o sector privado, que culminaram com a elaboração da Estratégia para a Melhoria do Ambiente de Negócios.

No âmbito da III Revisão da sua Política Comercial, que terminou o dia 5 de Maio de 2017, Moçambique vai apresentar os progressos feitos de 2009 até agora, bem como os desafios prevalecentes e que exigem uma assistência técnica multifacetada, tomando em conta a recente ratificação do Acordo de Facilitação do Comércio da OMC pelo nosso país e sua entrada em vigor para todos os países membros.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos