O País – A verdade como notícia

Mau tempo já deixou dez distritos sem energia em Nampula e Niassa

Em menos de duas semanas, a depressão tropical que assola a região norte de Moçambique já provocou enormes danos às infraestruturas de transporte e distribuição de energia. Somam-se, até agora 99 postes de média tensão deixados abaixo pela chuva e ventos fortes, dez distritos que já ficaram parcialmente às escuras, além de milhares de famílias, serviços públicos e negócios afectados.

O mais recente incidente foi registado na última quarta-feira, no distrito de Mecanhelas, província do Niassa onde tombaram 12 postes e o distrito ficou sem energia.

“Na noite de ontem, foi possível identificar a zona onde os postes caíram, fez-se o devido isolamento da parte com problema e conseguiu-se energizar o Posto Administrativo de Mecanhelas”, explicou Luís Amado, porta-voz e director de Distribuição e Serviço ao Cliente da Eletricidade de Moçambique.

E o restabelecimento da energia já foi feito na maioria dos pontos onde o mau tempo fez danos. A depressão tropical afectou infraestruturas de distribuição de energia das cidades de Nampula e Nacala, além dos distritos de Nacaroa, Mongicual, Liupo, Monapo, Mossuril, Muecate, Ribaué, Anchilo e Mecanhelas.

A Eletricidade de Moçambique já gastou 24 milhões de meticais para a reposição de emergência mas diz que vai precisar do apoio do Governo e parceiros para juntar os 384 milhões meticais necessários para a reposição definitiva. Do valor, 150 milhões serão destinados à reposição definitiva da rede de distribuição e 210 milhões de meticais para a reposição da rede de transporte.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos