O País – A verdade como notícia

Matola acolhe “nacionais” de xadrez

Foto: FMX

O Salão Nobre do Conselho Municipal da Matola será palco, de 13 a 19 de Dezembro próximo, dos Campeonatos Nacionais de xadrez sénior, júnior e infanto-juvenil em masculinos e femininos. A prova, referente a temporada 2020-2021, visa aos quatro melhores classificados que irão constituir a selecção nacional de xadrez, reservando um lugar ao critério da Federação Moçambicana de Xadrez (FMX).

Mais: encontrar os seis (6) melhores classificados em seniores masculinos, que terão acesso directo à próxima edição do “nacional” sénior; qualificar os seis melhores classificados em seniores femininos que se qualificam automaticamente para o campeonato.

Os quatro primeiros classificados, na categoria de juniores, qualificam-se automaticamente para a próxima edição do Campeonato Nacional de Xadrez, enquanto os três primeiros colocados na categoria de infanto-juvenil têm também acesso directo à maior prova do calendário da modalidade.

A Federação Moçambicana de Xadrez (FMX) definiu critérios para a participação nos “nacionais”, sendo que, em seniores masculinos, ganham o direito os campeões e vice-campeões do regional norte, centro e sul da corrente época assim como os primeiros seis classificados na última edição do Campeonato Nacional LIGA A e quatro primeiros colocados na última edição do Campeonato Nacional LIGA B.

Em femininos, poderão disputar o Campeonato Nacional as campeãs e vice-campeãs do regional norte, centro e sul da presente temporada e as primeiras quatro classificadas da última edição do Campeonato Nacional Feminino. Já nas categorias de juniores masculinos e femininos e infanto-juvenil ganham o direito de participar no Campeonato Nacional os campeões e vice-campeões do regional norte, centro e sul.

A organização da prova garante as condições de alojamento e alimentação para os xadrezistas participantes, com excepção dos que residem na cidade anfitriã do evento, que apenas lhes serão garantidas as refeições durante o período da prova.

Uma nota enviada ao “O País” indica que os “nacionais” serão disputados de acordo com as regras oficiais da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e as normas regulamentares adoptadas pela Federação Moçambicana de Xadrez (FMX), salvo as recomendações deste regulamento.

Ao nível dos seniores masculinos, as provas serão disputadas nos sistemas de secção aberta, sistema suíço de 9 jornadas, enquanto em femininos irá obedecer sistema “round robin” (todos contra todos) em uma volta.

Por sua vez, os juniores masculinos e femininos e infanto-juvenil irão obedecer ao sistema “round robin” – todos contra todos em uma volta.

O emparceiramento inicial dos jogadores será determinado, em seniores masculinos, de acordo com o nível de força, em função da posição ou classificação do último Campeonato Nacional Liga A e Liga B, respectivamente, e os apurados dos campeonatos regionais serão submetidos a um sorteio.

Já em seniores femininos, ter-se-á em conta o nível de força, em função da posição ou classificação do último Campeonato Nacional e realização de um sorteio para as xadrezistas apuradas dos Campeonatos Regionais

Ao nível dos escalões seniores masculinos e femininos (secção aberta), as partidas contarão para o Rating FIDE e Rating nacional, enquanto nos juniores e Infanto – juvenil, contarão apenas para o Rating Nacional.

Em termos de premiação, a FMX reserva o valor de 30, 000, 00 mt (trinta mil meticais) e um troféu ao vencedor em seniores masculinos, enquanto o segundo classificado encaixa 20, 000, 00 mt (vinte mil meticais). O terceiro classificado, esse, irá receber 17, 500, 00 mt (dezassete mil e quinhentos meticais) e um troféu, enquanto ao quarto caberá a quantia de 10, 000, 00 mt (dez mil meticais) e troféu.

Nos seniores femininos, o primeiro classificado levará para casa 25, 000, 00 mt (vinte e cinco mil meticais), cabendo ao segundo e terceiro classificados 15, 000, 00 mt (quinze mil meticais) e 10, 000, 00 mt (dez mil meticais), respectivamente.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos