O País – A verdade como notícia

Mateus Magala é novo ministro dos Transportes e Comunicações

Mateus Magala é o novo ministro dos Transportes e Comunicações, nomeado, hoje, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi. Substitui Janfar Abdulai, exonerado também, hoje, num contexto de problemas na instituição, entre os quais o das cartas de condução biométricas que deixaram de ser impressas.

É a segunda chamada a Mateus Magala, quadro do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Desta vez, é convidado para salvar o Ministério dos Transportes e Comunicações, mergulhado em problemas críticos, com destaque para a não impressão de cartas de condução biométricas desde Janeiro último.

Na primeira vez, Magala foi chamado ao país para imprimir reformas na Electricidade de Moçambique (EDM), onde ocupou o cargo de Presidente de Conselho de Administração (PCA) entre 2015 e 2018. Antes da EDM, Mateus Magala era representante do Banco Africano de Desenvolvimento no Zimbabwe.

Em 2018, o novo ministro dos Transportes e Comunicações foi nomeado vice-presidente dos Recursos Humanos e Serviços Institucionais do BAD, pelo seu empenho no aumento das receitas da Electricidade de Moçambique de 150 milhões de dólares para 500 milhões em pouco tempo.

Magala é mestre em Economia e Econometria, mestre em Economia e Gestão de Transportes e tem o mesmo grau em Gestão de Empresas, todos pela Universidade de Sydney na Austrália. Tem, ainda, mestrado em Engenharia Mecânica pela Academia de Brno da República Checa e doutoramento em Economia pela Universidade australiana de Victoria.

No novo cargo, Mateus Magala substitui Janfar Abdulai, exonerado, hoje, após ocupar a função durante dois anos e seis meses. Chegou o fim da linha não só para si, mas também para a vice-ministra dos Transportes e Comunicações, Manoela Rebelo, que ocupava a posição há mais de 10 anos.

Mateus Magala herda da direcção dos seus antecessores um Ministério dos Transportes que tem por resolver não só problemas da carta de condução, mas também do transporte rodoviário de passageiros e a respectiva segurança nas estradas; da ligação ferroviária entre o Norte e o Sul do país há muito desejada, da sustentabilidade da cabotagem marítima relançada há dois anos, do transporte aéreo e das telecomunicações, bem como a conclusão do processo de migração digital.

Mateus Magala é empossado, amanhã, pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi, segundo um comunicado da Presidência da República, numa cerimónia em que também é empossado o novo vice-ministro dos Recursos Mineiras e Energia, António Saíde, recentemente nomeado.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos