O País – A verdade como notícia

Marrocos celebra 20º aniversário da ascensão de Mahomed VI

O Marrocos celebra na próxima terça-feira o 20º aniversário da chamada “Festa do Trono”, a mais importante celebração civil que marca a ascensão do Rei Mohammed VI ao Trono, declarado oficialmente Rei de Marrocos a 30 de Julho de 1999.

Trata-se de uma comemoração que em todos os anos é marcada com pompas e circunstâncias não só no Marrocos, mas também em todos os países onde este país tem representação diplomática.

Desde de Mohammed VI, o Marrocos lançou vários projectos considerados estruturais, incluindo grandes construções, que segundo fontes diplomáticas daquele país, tem com o objectivo “melhorar o nível de vida dos marroquinos e estabelecer as bases de uma economia aberta, virada para o futuro”.

Ao nível dos ranking mundiais, o Marrocos cresceu a todos os níveis desde a ascensão do actual monarca. No campo da Indústria automóvel, o país tornou-se nos últimos anos, um centro automotivo no continente africano, com projecções a apontarem para que supere a Itália na produção anual de carros.

Ainda no ramo automóvel, o Marrocos está a tornar-se num fornecedor importante para as fábricas europeias, incluindo a fábrica de alta tecnologia da Ford em Valência, na Espanha, que importa de fábricas marroquinas os assentos, acessórios internos, e outros componentes.
Por outro lado, a fabricante francesa Renault, que detém do mercado mais de 40% na região, construiu duas fábricas de montagem nos últimos cinco anos em Marrocos, com uma produção de mais de 200.000 carros por ano.

Da mesma forma, o grupo francês "Peugeot SA" abriu um ecossistema automóvel na cidade de Kenitra (centro). Este complexo industrial de última geração tem capacidade de produção anual de 100.000 veículos e motores associados. Os veículos produzidos na fábrica de Peugeot PSA beneficiam de uma taxa de integração superior a 60%.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos