O País – A verdade como notícia

Mário Rodrigues brilha em Portugal

Fotos: MA

É um dos grandes destaques no Campeonato de  Portugal da II Divisão em hóquei em patins. Está, aliás, a fazer furor  numa temporada a todos os níveis excelente.

Chama-se Mário “Marinho” Rodrigues, hoquista que é o melhor marcador da competição com 45 golos num total de 21 partidas até então disputadas. O internacional  hoquista moçambicano esteve, de resto, em destaque no último embate do Sport Alenquer-Benfica, no qual derrotou o Biblioteca IR por expressivos 9-4.

Esta vitória deixou o Sport Alenquer-Benfica na liderança isolada do Campeonato de Portugal da II Divisão com total de 49 pontos, seguido do Murches (46 pontos) e Associação Desportiva de Oeiras (44).  Marinho é igualmente líder em assistência contabilizando um total de 12.

Em Fevereiro, Mário Rodrigues fez estragos no embate com o FC Porto a contar para as meias-finais da Taça de Portugal. Nesse duelo, assinou um póquer (4 golos) mas não evitou a derrota do  Alenquer e Benfica, por 10-7, resultando no prolongamento.

O hoquista, de 31 anos, foi uma das pedras-de-toque da selecção nacional de hóquei em patins no Campeonato do Mundo de 2011, em San Juan, Argentina, prova na qual os “Guerreiros de San Juan” ocuparam a histórica e prestigiante quarta posição. Esta foi a melhor classificação de Moçambique no histórico de participações em Mundiais.

As suas exibições não passaram ao lado dos críticos da modalidade, tendo sido considerado o  “Jovem Revelação” é indicado para o melhor cinco do evento.

Ouro sobre azul, Mário Rodrigues contribuiu em 2019 para que Moçambique conquistasse a Taça Intercontinental de hóquei em patins, em Barcelona, Espanha. Moçambique derrotara, numa final na qual Mário Rodrigues apontou o golo decisivo, a selecção de Andora por 4-3.

Disputou ainda os Mundiais de 2013, em Angola, onde Moçambique quedou-se na 7ª posição garantindo, desta forma, a manutenção da elite do hóquei em patins. Fez ainda parte do conjunto que evoluiu no Mundial de La Roche-sur-Yo (França), em 2017.

Marinho já representou o Sport Lisboa e Benfica, Hockey Club de Sintra, RAC Saint Brieuc e Follonica de Itália, clube com o qual se sagrou melhor marcador da Liga Italiana em 2016/2017 com 56 golos marcados.

No Sporting, foi determinante para a conquista de vários títulos nas camadas de formação e ainda nos seniores na 3ª e 2ª divisão de Portugal, ajudando os “leões” a subirem à 1ª divisão.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos