O País – A verdade como notícia

Marcelo Rebelo de Sousa já está na sua “segunda casa”

Foto: O País

O presidente de Portugal já se encontra em Moçambique. À chegada, Marcelo Rebelo de Sousa disse que as componentes militar, política e económica são alguns dos pontos fortes da sua visita de quatro dias.

O voo comercial da companhia aérea portuguesa, TAP, no qual o Chefe de Estado português se fazia transportar, aterrou no Aeroporto Internacional de Maputo, por volta das 07h30.

De um lado saíam os passageiros e de outro o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, para uma visita oficial de quatro dias a Moçambique.

Marcelo Rebelo de Sousa foi recebido com honras militares, uma coroa de flores oferecida pelas crianças e retribuiu com carinho.

Continuou com os procedimentos protocolares. Cumprimentou os dirigentes moçambicanos, membros do corpo diplomático e da Comunidade Portuguesa Residente em Moçambique, que foram recebê-lo no Aeroporto Internacional de Maputo.

O presidente português assistiu às actuações culturais desde dança até aos cânticos de boas vindas. Apesar das restrições, devido à pandemia da COVID-19, Marcelo Rebelo de Sousa não deixou de manifestar o seu carisma. Espalhou beijos, abraços e não faltou o que gosta: posar para fotos, fazendo jus à forma carinhosa com que é tratado “o presidente das selfies”.

Já quase a sair do Aeroporto Internacional de Maputo, o presidente de Portugal teceu breves comentários da sua visita a Moçambique. “É uma grande alegria, emoção em aqui estar outra vez. Como disse, é a minha segunda casa, a seguir a Portugal. Eu volto sempre a Moçambique”, afirmou o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, num tom entusiasmado.

De seguida, deu a conhecer alguns dos pontos da visita. “Vamos falar de tantos problemas, tantas questões importantes, sobretudo para o futuro, colaboração económica, financeira, formação militar, em termos políticos, diplomáticos. Há tanta coisa até pequenos problemas como ciclone Gombe. Estamos juntos” arrolou Marcelo Rebelo de Sousa.

Esta é a terceira vez que Rebelo de Sousa visita o país enquanto presidente de Portugal. A primeira foi em 2016 e a segunda em 2020.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos