O País – A verdade como notícia

Maputo Província apura concorrentes para Vodacom Turma Tudo Bom

Três escolas secundárias da província de Maputo conseguiram apurar, ao todo, oito concorrentes para a fase regional sul do Vodacom Turma Tudo Bom. São os casos de Matola, Bili Boane e Machava-sede. O casting, para o efeito, decorreu durante dois dias, quinta e sexta-feira, e movimentou cerca de cinco mil espectadores.

À imagem da edição anterior, a organização do concurso de busca de talentos realizado pela Stv em parceria com a Vodacom e apoio do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), este ano foram abertas duas categorias. A primeira designa-se Olimpíadas Académicas, na qual a escola felizarda na fase de selecção foi a Machava-sede, depois de Angélica Manjate e Chelsea Elisa, de 16 e 17 anos de idade, respectivamente, ambas na 11ª classe, terem respondido acertadamente a todas às questões colocadas pelo júri. De mãos sempre dadas, enquanto ouviam as questões relacionadas com Português, História e Geografia, as duas colegas e amigas provaram que com preparação tudo é possível. Logo, não tiveram dificuldades de ultrapassar outros concorrentes, como os alunos das secundárias da Liberdade, São Gabriel, Zona Verde ou Malhampsene.

Quanto à segunda categoria, Talentos, é constituída por quatro subcategorias: Poesia, Representação, Dança e Canto. Nestas, primeiro, destacou-se o pequeno poeta Egídio Nhassengo, 16 anos de idade, 10ª classe, aluno da escola anfitriã.

Na representação, foi de loucos! Aqui dominaram os Donos da Festa, dupla constituída por alunos da secundária da Matola, Chelton Mussivane e Valdemiro Chulo, ambos com 15 anos de idade, 10ª classe. A peça apresentada pelos “festeiros” é uma comédia que problematiza o valor da escola em oposição à devoção dos crentes pela igreja. Logo que os miúdos foram à ribalta ficou claro que seriam eles a representar a província de Maputo na fase regional sul. E ficou comprovado.

Na Dança, aí as coisas não foram fáceis. Bem dito, como não foram na Poesia e no Canto. Muitas duplas estiveram em condições de passar para a fase seguinte, entretanto, conseguiram Roberto Ualane e Leonel Samuel, alunos da Matola, 15 e 16 anos, 9ª e 10ª classes, respectivamente.

A subcategoria de Talentos, com mais concorrentes, foi a de Canto. Outra dor de cabeça para o júri, que teve de fazer muitas audições e, em alguns casos, repetidas. Mesmo assim, a decisão não foi fácil, pois de todos os concorrentes três estavam em condições de passar para a fase regional sul. Houve do júri muita hesitação.

Desejava-se que os três passassem, mas a organização apenas queria um. Aí a seleccionada foi Laura Mahoche, 18 anos de idade, Bili Boane, 11ª classe. A menina boa de canto e com ares visíveis de estrela pop superou Clara Gilberto, 17 anos, Zona Verde, 12ª classe, e Ronaldo Januário, 17 anos, Matola, 12ª classe. Estes dois, não estão eliminados de todo. Passam à condição de suplente. A altura certa, a organização vai decidir se os leva ou não.

No segundo dia do casting, o processo de selecção dos concorrentes realizou-se entre 11h30 e 16h30, sendo que o palco improvisado da Matola pisaram os que melhor pontuação tiveram na véspera.

Para os membros de júri, a avaliar por aquilo que Maputo Província apresentou, a 8ª edição do Vodacom Turma Tudo Bom promete, este ano. “Sinceramente, quando viemos a Matola, julgamos que este seria mais um casting, mas ficamos surpreendidos com o nível de apresentação dos alunos. Quase sempre tivemos dificuldades de apurar os concorrentes. O casting foi muito renhido”, disse Tomás Bié, membro do júri. Este também é o sentimento do representante da Vodacom, Osvaldo Mainde, daí ter-se sentido satisfeito com o que viu. “Agora, esperamos que nas outras províncias do país a qualidade das apresentações continue em alta, pois o que move este concurso é unir o talento e o conhecimento”.

A representar a Direcção Provincial da Educação, no concurso, esteve Maria Helena, que mantém o compromisso de apoiar os apurados para dignificarem Maputo na fase regional sul.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos