O País – A verdade como notícia

Maputo e Saint-Pierre prontos para cooperar ao nível cultural, desportivo e social

Ao fim de dois anos a trabalharem em prol de objectivos comuns, o Município de Maputo e de Saint-Pierre oficializaram, esta quinta-feira, uma cooperação nas áreas cultural, desportiva e social. Para o efeito, uma delegação liderada pela Vereadora da Cultura e Turismo de Maputo, Isabel Macie, deslocou-se ao edifício do Município de Saint-Pierre para entregar um memorando de entendimento já assinado pelo Presidente Eneas Comiche.

 

Esta quinta-feira, com efeito, foi a vez de o documento levado de Maputo ser assinado pelo Edil de Saint-Pierre. Durante a sessão formal que envolveu a assinatura do memorando de entendimento, Michel Fontain disse que estava feliz porque a aproximação entre as duas cidades banhadas pelo Índico iria permitir maior relacionamento entre os cidadãos. E observou: “Já existe alguma coisa que está sendo feita ao nível dos artistas”. A prova disso, é a recorrente presente dos artistas moçambicanos nos dois eventos musicais realizados em Saint-Pierre: Mercado de Música do Oceano Índico (IOMMa) e Sakifo Festival.

Como Eneas Comiche não esteve presente por questões de agenda, ao longo da sessão foi lida uma carta que o Presidente do Município de Maputo enviou ao seu homólogo. Na missiva, Comiche destacou as relações de amizade entre e República de Moçambique e a República Francesa, o que será reforçado com a implementação do memorando de entendimento assinado em Saint-Pierre.

Doravante, o Município de Maputo e o Município de Saint-Pierre, nos domínios da cultura, do turismo, do desporto, da juventude e na área social irão colaborar ao longo dos próximos três anos. Afinal, as partes acordaram em promover a cooperação directa na partilha de informação e calendário de eventos culturais, troca de experiências sobre a organização de eventos culturais e gestão de centros culturais, salas de espectáculos e museus, nas duas cidades, através da troca de delegações técnicas e especialistas.

De igual modo, Maputo e Saint-Pierre acordaram em cooperar no domínio da educação artística e valorização do património cultural material e imaterial, cooperação no domínio da pesquisa e documentação sobre a história que liga os dois povos. Na área social, a cooperação será feita através da troca de delegações técnicas e especialistas no que concerne à promoção da inclusão social e redução de desigualdades sociais urbanas e periurbanas.

O memorando de entendimento prevê, igualmente, a organização de, pelo menos uma vez por ano, um encontro dos responsáveis das políticas culturais, do turismo, do desporto, da juventude e da área social da Embaixada da França em Maputo e do Município de Maputo, visando a harmonização dos projectos conjuntos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos