O País – A verdade como notícia

Maputo acolhe reunião internacional de planos de acção sobre marfim

Moçambique acolhe, de 2 a 4 deste mês, a Reunião Internacional de avaliação dos Planos Acção Nacionais de Marfim (NIAP), com objectivo de combater o tráfico ilegal do marfim.

Na reunião, cuja cerimónia de abertura será dirigida pelo ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Correia, pretende-se avaliar o estágio do desenvolvimento e da implementação de Planos Nacionais de Acção de Marfim e proporcionar ambiente para trocar experiências entre os países membros sobre a implementação do mesmo.

Segundo um comunicado do MITADER, o encontro vai ainda discutir as necessidades de assistência técnica que promovem a colaboração de longo prazo entre as autoridades competentes, para a colaboração transfronteiriça e a cooperação internacional, acções conjuntas e mobilização de recursos.

Estarão no evento cerca de 70 delegados representantes de vários sectores, de entre instituições de administração da justiça, de defesa e segurança, financeiras e membros de organizações governamentais e não-governamentais, países Africanos e Asiáticos.

 O evento, que neste ano decorre em Moçambique, é organizado pelo Secretariado da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas em Extinção (CITES) e o Consórcio Internacional de Combate ao Crime contra a Vida Selvagem (ICCWC) e tem o apoio do Governo da Grã-Bretanha.

Importa lembrar que as autoridades alfandegárias no país apreenderam, no mês passado, mais de três toneladas de marfim, resultantes de pelo menos quatrocentos e trinta elefantes abatidos.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos