O País – A verdade como notícia

Manzoni e Kaulard congratulam Moçambique pela Paridade de Género no Governo

Foto: Canal de Moçambique

Em declaração conjunta, o Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para Moçambique e Presidente do Grupo de Contacto, Mirko Manzoni, e a Coordenadora Residente das Nações Unidas e Coordenadora Humanitária para Moçambique, Myrta Kaulard, elogiam o Governo de Moçambique por ter alcançado a paridade de género no Conselho de Ministros, pela primeira vez na história do país, em cumprimento da promessa feita a 7 de Abril pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.

Segundo a declaração dos referidos diplomatas, “um ano depois, a promessa foi cumprida. Um ano depois, alcançar a paridade de género no Conselho de Ministros é um marco histórico na concretização de suas palavras e uma forma única de celebrar o mês da mulher. É reflexo do trabalho mais amplo que está sendo feito para promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres no âmbito nacional, inclusive por meio do investimento na educação de raparigas e no combate à violência baseada no género”.

Ainda em conformidade com as fontes, ao alcançar a paridade de género entre os Ministros de Estado, Moçambique está liderando pelo exemplo em como construir uma sociedade mais pacífica, inclusiva e resiliente.

“Mostra ao mundo que a pandemia não pode ser usada como desculpa para colocar a paridade em espera. Globalmente, apenas cerca de um quinto dos cargos ministeriais são ocupados por mulheres”, lê-se no documento.

Deste modo, Moçambique junta-se a um grupo de apenas 14 países que alcançaram a paridade de género a este nível e é o terceiro país em África a ter 50% ou mais de mulheres em cargos ministeriais.

Por este feito, as Nações Unidas reafirmam o seu total empenho em trabalhar em conjunto com as instituições moçambicanas e todas as partes da sociedade para alavancar esta conquista histórica da paridade de género a todos os níveis.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos