O País – A verdade como notícia

Manuel Guilherme Júnior é o novo Reitor da UEM

Trata-se de uma nomeação feita com base na alínea b) do n.º 2 do artigo 159 da Constituição da República, conjugada com o n.º 2 do artigo 16 da Lei n.º 27/2009, de 29 de Setembro e sob proposta do Conselho Universitário da Universidade.

Manuel Guilherme Júnior sucede a Orlando Quilambo que ocupava o cargo de reitor da Universidade Eduardo Mondlane desde o ano 2011, tendo dirigido a instituição pública de ensino superior durante dois mandatos.

O novo reitor é Doutor em Direito, mestre e pós-graduado em direito comercial internacional e licenciado em Direito. Foi Director da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Zambeze na Beira e Coordenador do Curso de Direito na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica na Beira.

Guilherme Junior publicou o Manual de Direito Comercial Moçambicano Vol. I (2003), Maputo, Escolar Editora em Maputo. É, igualmente, autor de vários artigos como “Protecção Jurídica do DUAT em Moçambique” (2011), Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Macau; “Acordos Multilaterais Ambientais e a Facilitação do Comércio Internacional” (2014; The COMESA- SADC-EAC Tripartite Free Trade Area: New Regionalism and Lessons from the European Union (2016), Way-ZEI Paper nr. 29, Center for European Integration Studies.

Na altura da sua fundação, a instituição, que hoje é UEM, chamava-se Estudos Gerais Universitários de Moçambique, sendo que, em 1968, ascendeu à categoria de Universidade, que era designada por Universidade de Lourenço Marques.

Só a 1 de Maio de 1976, o Presidente Samora Machel atribuiu à instituição o nome de Universidade Eduardo Mondlane, em homenagem ao papel histórico representado em Moçambique pelo Doutor Eduardo Chivambo Mondlane.

Sob proposta do Conselho Universitário da Universidade Lúrio, o Chefe do Estado reconduziu Marcelino Marta Liphola para o cargo de vice-reitor da Universidade e nomeou Fred Charles Nelson para o cargo de vice-reitor da Universidade Lúrio.

O Presidente da República nomeou, ainda, Francisco Ussene Mucanheia para o cargo de Conselheiro do Presidente da República.

Ainda esta segunda-feira, Filipe Nyusi indicou Francisco Ussene Mucanheia como seu conselheiro.

Em Despachos Presidenciais separados e sob proposta do Conselho Universitário da Universidade Lúrio, o Chefe do Estado reconduziu Marcelino Marta Liphola para o cargo de vice-Reitora da Universidade Lúrio e nomeou Fred Charles Nelson para o cargo de vice-Reitor da Universidade Lúrio.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos