O País – A verdade como notícia

Manuel Gonçalves na reunião dos ordenadores nacionais dos palop-Timor Leste com UE 

Foto: O País

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, escala Guiné-Bissau para participar, de 24 a 25 de Novembro, na 14ª Reunião dos Ordenadores Nacionais (RON) do Fundo Europeu de Desenvolvimento dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste (PALOP-TL) com União Europeia (UE), representados pelos ministros responsáveis pela cooperação com aquela organização europeia.

O evento terá como principal ponto de agenda o debate do futuro do programa de cooperação entre os PALOP-TL com a União Europeia e as áreas de intervenção no próximo ciclo de programação da UE no período de 2021-2027. No encontro, os ministros farão também a avaliação da implementação das decisões tomadas na 13ª reunião dos Ordenadores Nacionais, realizada em 2019, na Cidade de Maputo.

A reunião deverá adoptar um conjunto de documentos, destacando-se a acta com conclusões e deliberações; conclusões conjuntas (PALOP-TL e UE) sobre aspectos operacionais e Declaração de Bissau sobre aspectos políticos.

No encontro, Moçambique fará a passagem de pastas da Presidência Política rotativa do Grupo a Guiné-Bissau, cargo que detém desde 2019.

Moçambique é coordenador geral do Programa de Cooperação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste com a União Europeia desde 2005.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos