O País – A verdade como notícia

Manuel Formiga desencoraja jovens a integrar movimentos terroristas de Cabo delgado

A Cidade de Maputo acolheu esta quarta-feira as cerimónias centrais do dia internacional da Juventude. A data assinala-se numa altura em que os jovens de todo mundo e de Moçambique em particular ressentem-se do desemprego com a paralisação de vários sectores de actividades devido à pandemia da COVID-19. O Presidente do Conselho Nacional da juventude Manuel Formiga desencoraja os jovens a integrar os movimentos terroristas de Cabo delgado.

 

Ao som da banda militar decorreu a deposição da coroa de flores na praça dos heróis nacionais marcando o momento mais alto da passagem do dia 12 de Agosto, dia internacional da juventude. Manuel Formiga Presidente do Conselho Nacional da Juventude dirigiu a cerimónia e apelou ao Governo a aprovar os vários instrumentos e planos da juventude no país. Formiga lançou o desafio aos jovens para maior engajamento no trabalho e desenvolvimento sustentável do país. Formiga desaconselha os jovens a não aderir aos movimentos terroristas de Cabo Delgado. Num outro desenvolvimento o dirigente juvenil destacou que os jovens devem se sentir cada vez mais participativos nos processos de governação e desenvolvimento do país. “Moçambique tem estado a avançar na adopção de politicas para que o jovem se sinta com mais condições para o acesso ao empego, a saúde e educação. Contudo queremos apelar o governo para que haja cada vez mais intervenção para aprovação dos instrumentos programáticos para a juventude. ”

O Secretário de estado da juventude e emprego, Oswaldo Petersburgo participou na praça dos heróis na deposição de coroa de flores e mais uma vez destacou o envolvimento do executivo para responder aos ensaios dos jovens moçambicanos. Petersburgo pronunciou-se a volta do polémico caso das instruendas que ficaram gravidas na escola de instrução da PRM em Matalane. “Obviamente que tudo que tem a ver com direitos sexuais e reprodutivos dos jovens, que tem a ver com gravidez precoce, que tem a ver com o parar o desenvolvimento da rapariga nós condenamos. Nós queremos a rapariga a terminar todos os seus ciclos de ensino, seja ao nível das Forças de Defesa e Segurança, seja ao nível do ensino geral, técnico profissional ou ensino o superior. Nos queremos as raparigas a dizerem nos somos capazes de terminar um curso e constituir família”

Por sua vez a Secretária de Estado da Cidade de Maputo, Sheila Afonso, chama os jovens a se envolver cada vez mais na prevenção do novo coronavírus.

“Teremos que redobrar esforços naquilo que são as medidas de prevenção da covid-19, todos sabem que a Cidade de Maputo foi declarada com o padrão de transmissão comunitária e se formos a ver aquilo que são os dados há muitos jovens a circularem em diferentes vias da nossa Cidade. Então deixamos este apelo para que se sensibilize a todos para a protegermos a saúde pública de todo citadino da Cidade de Maputo”.

O 12 de Agosto é celebrado sob o lema “Engajamento da Juventude para Acção global”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos