O País – A verdade como notícia

Manifestantes incendeiam Congresso da Guatemala

Centenas de manifestantes invadiram o Congresso da Guatemala e queimaram parte do edifício em protesto contra o presidente Alejandro Giammattei e seu governo, por aprovarem um orçamento com cortes nas despesas com educação e saúde.

Os manifestantes, citados pelo Notícias ao Minuto referem que o orçamento para o próximo ano foi negociado e aprovado “em segredo”, enquanto o país enfrentava as consequências de furacões e o impacto da pandemia do novo Coronavírus.

O presidente guatemalteco veio repudiar os incidentes deste sábado, adiantando na sua conta no Twitter que “qualquer pessoa que se prove ter participado nos actos criminosos será punida com toda a força da lei” e que, apesar de defender o direito ao protesto, o país “não pode permitir que as pessoas vandalizem a propriedade pública ou privada”.

Num outro desenvolvimento, Alejandro Giammattei referiu já ter-se reunido com diversos grupos para apresentar alterações ao polémico orçamento para 2021.

Por sua vez, o vice-presidente Guillermo Castillo ponderou se demitir e desafiou o presidente a seguir o mesmo caminho “pelo bem do país”, além de sugerir o veto à proposta orçamental, segundo o Notícias ao Minuto.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos