O País – A verdade como notícia

Manica em alerta máxima devido ao surto de cólera que eclodiu em Sofala

Face ao surto de cólera que eclodiu na vizinha província de Sofala, em Manica as autoridades de saúde estão em alerta máxima. Outra preocupação do sector está relacionada com o aumento de casos de malária após a passagem do ciclone IDAI.

O cruzamento de Inchope é, ao nível do país, principal ponto de convergência de pessoas em trânsito. Por isso ser o local que as autoridades de saúde escolheram para paragem obrigatória de pessoas que saem da província de Sofala onde a cólera está a ceifar vidas humanas.

Aqui os automobilistas e passageiros são submetidos a lavagem de mãos. A medida visa evitar que o vibrião colérico seja espalhado por restantes pontos do país.

O Director provincial de Saúde que diz que a medida estende-se aos 27 centros de acomodação das vítimas do ciclone IDAI, refere que neste momento o aumento de casos de malária e que tira sono o sector que dirige.

Além de criação de centros de bloqueio da cólera, o sector de saúde desdobra-se em campanhas de vacinação, palestras e sensibilização nas comunidades afectadas pelas chuvas como forma de prevenir o alastramento de doenças de origem hídrica.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos