O País – A verdade como notícia

Mambinhas instalados em Nouakchott a espera do arranque do CAN

O seleccionador nacional de futebol sub-20, Dário Monteiro, acredita que os Mambinhas estarão em boas condições para jogarem de igual para igual com o Uganda, na segunda-feira, na estreia no Campeonato Africano da Nações da categoria.

Nem mesmo a viagem desgastante com escalas na África do Sul, Qatar e Marrocos impediram os Mambinhas de testarem, esta quarta-feira, o piso sintético do Estádio Olímpico de Nouakchott, na capital da Mauritânia.

Dário Monteiro lamenta o desgaste da viagem, mas está confiante numa boa prestação na segunda-feira, diante do Uganda. “Viajamos, chegamos de madrugada e é complicado começarmos a preparar os jogos nestas circunstâncias, por isso só fizemos um treino de adaptação ao campo de faremos dois dos jogos da fase de grupos e esperamos que na segunda-feira estejamos em condições de podermos competir de igual para igual com Uganda”, disse Monteiro, no primeiro treino de regeneração física e ambientação ao clima de Nouakchott.

Aliás, os jogadores não tem reclamações em relação ao piso do relvado, conquanto já treinavam no sintético há bastante tempo. Mas o clima, esse, tem sido o grande calcanhar de aquiles dos jogadores. “A temperatura tem estado a fazer muito calor, mas que é positivo e o problema agora é só poeira e areia que dificultam a respiração, mas do resto é um bom campo”, disse Gianluca, que foi secundado por Gaby, que fala de dificuldades de respiração. “Senti um bocadinho de dificuldades na respiração por causa do clima seco e muita poeira que há, mas do resto foi um bom começo”, disse Gaby.

Já Keys, outro Mambinha que está na Mauritânia, é confiante na obtenção dos objectivos traçados. “Nós esperamos e gostaríamos de ter bons resultados e de alcançar os resultados que temos estado a traçar desde que soubemos que fomos qualificados para este CAN”, disse. Para este futuro Mamba “a partir de agora é só batalharmos e acreditarmos e rezarmos e irmos para frente”.

Quanto ao boletim clinico da selecção nacional de futebol sub-20, este é limpinho, segundo garantias do médico do grupo, Mussá Calú, que destaca os testes de despiste da Covid-19 realizados em Marrocos. “O teste do Coronavírus que nós efectuamos em Marrocos resultou em negativo para toda delegação moçambicana. Neste momento estamos a intensificar as medidas de prevenção para que continuemos todos negativos”, mostrou-se satisfeito o médico.

A estreia dos Mambinhas no CAN-2021 é na segunda-feira diante do Uganda, vencedor do torneio CECAFA, às 13horas locais, 15horas de Moçambique.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos