O País – A verdade como notícia

Mambas voltam a contar com Ricardo Campos, Diogo e Kito

O seleccionador nacional, Abel Xavier, anunciou a lista dos 24 jogadores convocados para o embate diante do Quénia, no próximo sábado, em jogo amigável. O destaque vai para os regressos do guarda-redes Ricardo Campos, e dos médios Diogo e Kito.

O embate diante do Quénia é uma retribuição ao particular que se disputou no ano passado, em Nairobi, com vitória dos quenianos por uma bola sem resposta. E é uma partida que faz parte de conjunto de três jogos que os Mambas ainda terão este ano, de preparação aos confrontos de qualificação ao CAN-2019, que se realiza nos Camarões, nomeadamente diante do Quénia (dia 02 de Setembro), Guiné Conacri (em Outubro) e um adversário ainda por identificar para o jogo de Novembro.

Para este jogo diante do Quénia, Abel Xavier pretende vencer e dotar o conjunto moçambicano de créditos para os jogos da dupla jornada diante da Namíbia e Guiné-Bissau, respectivamente em Março. Daí que tenha chamado 24 jogadores que iniciam terça-feira os trabalhos de campo, no Estádio Nacional do Zimpeto, palco do jogo de sábado, dia 02, às 18H00.

O seleccionador nacional diz que a escolha destes jogadores foi feita tendo em conta que “é um grupo que mostra maturidade, responsabilidade e empenho e dão garantias para os jogos oficiais”. Ademais, para Abel Xavier é preciso entrar para este jogo com determinação e procurar vencer, como forma de elevar a auto-estima dos próprios jogadores e dos seus adeptos.

Regresso de três jogadores

Na convocatória anunciada ontem, Abel Xavier promoveu o regresso de três jogadores que já representaram a selecção nacional, nomeadamente Ricardo Campos, que esteve lesionado durante muito tempo, Diogo e Kito, que não eram escolhas do seleccionador nacional. Sobre o regresso de Ricardo Campos, guarda-redes da União Desportiva de Leiria de Portugal, Xavier diz ser uma mais-valia, uma vez que é um jogador motivado e “voltou a competir ao nível do seu clube e tem o seu valor”, para além de que vai criar mais competitividade ao sector onde joga.

Já sobre Diogo e Kito, o seleccionador nacional ter chegado o momento do seu regresso “por mérito próprio”, num espaço de selecção onde “todos os 80 jogadores seleccionáveis tem que lutar por ele de modo a merecerem o lugar”.

Relativamente ao desaire contra o Madagascar, Abel Xavier diz que ficou para trás e pede o apoio dos adeptos.

A equipa técnica dos Mambas foi reforçada com a integração de Florêncio Tembe, que vai apoiar nas estratégias dos jogos.

A selecção do Quénia chega ao país na quinta-feira da próxima semana, fazendo o reconhecimento do relvado na sexta, antes do jogo de sábado.

 

Os 24 Convocados

Guirrugo                        Costa do Sol

Victor                            Fer. Nacala

Ricardo Campos UD Leiria

Salomão                       Costa do Sol

Zainadine Jr.                 Marítimo

Mexer                           Rennes

Jeitoso              Cape Town

Edmilson                       Cape Town

Reinildo             Covilhão

Clésio                           Panetolikos

Telinho             LD Maputo

Raúl                             Fer. Nampula

Geraldo             Nacional

Kambala                       UD Songo

Loló                              Costa do Sol

Diogo                           Fer. Maputo

Luís Miquissone  UD Songo

Gildo                            Marítimo

Kito                              Costa do Sol

Dominguês                    BidWest

Ratifo                           Koln

Maninho                        Fer. Beira

Dayo                            Fer. Beira

Isac                              Costa do Sol

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos