O País – A verdade como notícia

Mambas só voltam a competir em Setembro de 2018

Depois de mais uma reunião magna da Confederação Africana de Futebol, CAF, realizada no passado dia 16 de Novembro, em Rabat, Marrocos, o organismo que tutela o futebol africano decidiu pela alteração das datas inicialmente agendadas para a realização das jornadas subsequentes de qualificação ao Campeonato Africano das Nações, CAN-2019, que terá lugar nos Camarões.

A decisão visa permitir que as cinco selecções africanas qualificadas para a Copa do Mundo FIFA 2018, nomeadamente, Egipto, Marrocos, Nigéria, Senegal e Tunísia, aproveitem a janela de Março de 2018, da Data-FIFA, para se prepararem para a fase final do campeonato do mundo, Rússia-2018.

 

Guiné-Bissau em Setembro de 2018 e Março de 2019

Vale isto dizer que os Mambas, que deveriam receber a Guiné-Bissau e a Namíbia em Março, na dupla jornada, só vão defrontar os guineenses em Setembro, nomeadamente entre 3 a 11, em Maputo, a contar para a segunda jornada.

A terceira e a quarta jornada serão disputados no mês de Outubro, sendo que a terceira será entre os 8 a 11 de Outubro e a quarta jornada de 12 a 16 do mesmo mês. Nesta jornada os Mambas terão pela frente a Namíbia, nomeadamente, em Maputo e Windhoek.

O ano de 2018 termina com a quinta jornada, marcada para a semana de 12 a 20 de Novembro, na qual o combinado nacional vai disputar a partida diante da Zâmbia, em Maputo.

Assim, a última jornada de qualificação ao Campeonato Africano das Nações, Camarões-2019, terá lugar em Março de 2019, onde a selecção nacional desloca-se a Bissau.

São alterações que de uma ou de outra forma vão implicar a alteração do calendário das selecções nacionais, relativamente aos seus compromissos, oficiais como particulares, inicialmente agendados para 2018, uma vez que os jogos das selecções para este ano já terminaram.

Recorde-se que a esta altura, após a disputa da primeira jornada, Moçambique e Guiné-Bissau lideram o grupo K de qualificação ao CAN-2019, após vitórias diante da Zâmbia e Namíbia, respectivamente.

Os Mambas venceram a Zâmbia, em Lusaka, por uma bola sem resposta, com golo de Ratifo, já em tempo de compensação, quebrando um enguiço que durava desde a independência nacional, em 1975, daí que lideram o grupo K, com os mesmos pontos da Guiné-Bissau, que também venceu, em casa, a Namíbia.

 

Amigáveis em Março de 2018

E porque os Mambas falharam a partida que devia ter realizado em Novembro passado, diante da Arábia Saudita, referente a Data-FIFA, por razões de ordem organizacional, que seria o último antes do jogo diante da Guiné-Bissau, no calendário anterior, terão, assim, uma oportunidade antes da partida de carácter importante para as suas aspirações. É que o mês de Março de 2018 foi, no novo calendário, reservado para os jogos amigáveis de carácter particular, nomeadamente entre os dias 19 a 27. Ou seja, nesse período, a selecção nacional poderá escolher dois adversários para preparar a segunda jornada diante da Guiné-Bissau.

O mês de Junho, que também é usado para a Data-FIFA, é outra oportunidade que o conjunto moçambicano terá para preparar os jogos dos meses de Setembro, Outubro e Novembro.

Ademais, o mês de Junho, que será caracterizado pela disputa da fase final do campeonato do mundo, na Rússia, é, também, da realização do torneio da Cosafa, uma competição regional que é disputado por selecções da região austral de África e em que os seleccionadores preferem usar para rodar as selecções secundárias ou de escalões inferiores, nomeadamente sub-23 e sub-20, como forma de descobrir outros talentos que podem entrar para as respectivas selecções.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos