O País – A verdade como notícia

Mambas renovados para Taça Cosafa

O seleccionador nacional, Abel Xavier, decidiu convocar um grupo totalmente novo para enfrentar o torneio da Cosafa, que inicia já na próxima semana, na vizinha África do Sul.

À excepção do defesa Osvaldo, do Ferroviário de Nampula, e de Stélio, da União Desportiva de Songo, os restantes jogadores convocados para torneio regional vão vestir a camisola da selecção principal pela primeira vez.

Da lista anunciada pelo seleccionador nacional, o destaque vai a descoberta de mais um moçambicano na diáspora: António, guarda-redes do Sacavenense de Portugal, equipa que disputa o campeonato de seniores daquele país de língua portuguesa, o terceiro escalão do futebol luso. Abel xavier chamou ainda dois jogadores que militam no escalão secundário do futebol moçambicano, nomeadamente, o defesa Satar, que milita no Ferroviário de Pemba, e o médio alvi-negro Milton.

Os restantes jogadores convocados vem de equipas do Moçambola, onde o seleccionador nacional foi buscar um jogador em cada equipa, como forma de não obrigar a paragem do Moçambola, devido a ausência de jogadores dos respectivos clubes. O único clube que não tem nenhum jogador convocado para este torneio é o Ferroviário da Beira, devido a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, onde defronta amanhã, terça-feira, o El-Merreickh, no Sudão, em partida da quarta jornada do grupo A.

Para Abel Xavier, estes são os jogadores que foram observados ao longo da primeira volta e que chegam a selecção com todo mérito e esforço. Aliás, Abel Xavier pretende identificar mais jogadores que serão usados nos compromissos dos Mambas, principalmente quando chegar a altura de disputar as eliminatórias para o CAN-Interno, que iniciam em Julho próximo, diante do Madagáscar.

“O objectivo desta convocatória é alargar a base de recrutamento e fazer com que todas as províncias estejam presentes na selecção. Iremos trabalhar, ao longo da semana, todos os conteúdos em relação a todas as componentes de treino. Falo do rigor, disciplina e metodologias em relação ao nosso modelo de jogo”, disse Abel Xavier em conferência de imprensa, aquando da divulgação dos convocados que iniciam hoje os trabalhos de preparação.

Para este torneio regional, que decorre na vizinha África do Sul, de 26 de Junho e 9 de Julho próximos, o seleccionador nacional colocou como meta “garantir o crescimento competitivo da selecção” e “ganhar os jogos”, bem como “preparar as eliminatórias para o CHAN-2018 que se seguem ao torneio da COSAFA”.

Os Mambas partem para África do Sul no próximo dia 23, devendo fazer a sua estreia no dia 26 de Junho, diante do Zimbabwe, para a primeira jornada do grupo A, que integra ainda o Madagáscar e as Seychelles.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos