O País – A verdade como notícia

Mambas podem ter jogos amigáveis em Junho

A Selecção nacional de futebol, os Mambas, poderá realizar dois jogos amigáveis na data-FIFA de Junho, para aproveitar o adiamento dos jogos de qualificação ao mundial de 2022.

A FIFA e a CAF decidiram adiar os jogos de qualificação ao Campeonato do Mundo do Qatar, inicialmente agendados para Junho, altura em que os Mambas iriam defrontar Costa do Marfim e Malawi para a primeira e segunda jornadas do grupo D.

Assim, para fazer face ao adiamento desses jogos, a Federação Moçambicana de Futebol quer ver os Mambas em acção, na data-FIFA de Junho, que decorre de 31 de Maio a 13 de Junho, e, por isso, procura adversários da região, para jogos amigáveis.

Feisal Sidat, presidente do organismo que gere o futebol nacional, diz que “já entramos em contacto com alguns países. Eu mesmo contactei a Tanzânia para realizarmos um jogo amigável”. Na sua explanação, Sidat salienta que “contactamos Angola e Botswana, manifestando o nosso interesse para que venham disputar um ou dois jogos cá e estamos ainda a espera das respostas”.

Para o homem que gere a Casa do Futebol, esta seria uma boa oportunidade para movimentar os Mambas e colocá-los em contacto, pela primeira vez, com o novo seleccionador nacional, Horácio Gonçalves.

Aliás, na expectativa de se estrear no comando técnico dos Mambas, Horácio Gonçalves vê com bons olhos a realização dos jogos amigáveis, até porque vai permitir que os jogadores conheçam seu fio de jogo. “Estivemos a falar disso com o presidente, semana passada, quando anunciaram o adiamento dos jogos e vimos a necessidade de dar rodagem à selecção nacional. Vai ser importante termos estes jogos para prepararmos os próximos compromissos dos Mambas de qualificação ao mundial de futebol”, disse o seleccionador nacional.

Para além dos amigáveis, para preparação aos jogos de Setembro, Horácio Gonçalves já pensa, também, no torneio Cosafa, que terá lugar em Julho próximo.

Há, para esta competição, uma surpresa: “pela primeira vez o país será representado por uma selecção sub-23 e queremos que esta camada, também, esteja em movimento, porque assumimos que é a que vai alimentar a selecção principal”, disse Horácio Gonçalves.

Entretanto, o seleccionador nacional diz estar a contar com todos os jogadores que actuam internamente e no estrangeiro. “Próxima semana vamos nos encontrar para delinearmos a convocatória dos Mambas e podemos, depois, tornar público, mas contamos com todos os jogadores, por isso temos estado a acompanhar estas duas jornadas do Moçambola. Sabemos que em Junho os campeonatos na Europa já terão fechado e esperamos que os jogadores possam estar disponíveis”, disse, convicto na chamada dos moçambicanos que actuam fora de portas.

Para a fase de qualificação ao mundial 2022, os Mambas estão no grupo D, juntamente com Costa do Marfim, Camarões e Malawi.

A fase de qualificação tem arranque previsto para Setembro próximo. Quanto ao torneio Cosafa, ainda não são conhecidos os adversários dos Mambas, uma vez que o sorteio ainda não foi feito.

Recorde-se que inicialmente o torneio Cosafa tinha sido marcado para finais deste mês de Maio, mas, devido à marcação de jogos de qualificação ao mundial, foi adiado para Julho.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos