O País – A verdade como notícia

Mambas já não recebem Costa do Marfim em Junho

O arranque da fase de qualificação da zona africana para o Campeonato do Mundo de futebol de 2022, que estava agendado para Junho próximo, foi adiado para Setembro, devido à pandemia da COVID-19, anunciou a FIFA, citada pela imprensa internacional.

A decisão foi tomada pelo organismo que gere o futebol mundial em conjunto com o Confederação Africana de Futebol (CAF), com o executivo de Gianni Infantino que considera que, por causa da pandemia, alguns dos países participantes não vão ter condições para competir em segurança já no próximo mês.

De acordo com a CAF, oito das 40 federações, que estão na fase de qualificação, não têm, neste momento, um estádio que apresente os requisitos mínimos para poder receber jogos. É o caso do Malawi, adversário dos Mambas, na fase de qualificação, que viu todos os seus estádios reprovados para os jogos de qualificação ao mundial do Qatar e que, inicialmente, iria receber o combinado nacional fora do seu país.

O início da fase de apuramento para o próximo Mundial estava marcado para 5 de Junho, altura em que os Mambas iriam receber, no Estádio Nacional do Zimpeto, a Costa do Marfim, seu primeiro adversário, mas terá, agora, apenas início em Setembro, com jogos a decorrerem também em Outubro e em Novembro.

Ou seja, se inicialmente os jogos de qualificação iriam decorrer em cinco meses (Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro), agora terão lugar em três meses (Setembro, Outubro e Novembro).

Os vencedores dos 10 grupos, que vão estar em disputa (cada agrupamento tem quatro selecções), avançam para um “play-off”, que será disputado em Março do próximo ano em que serão apuradas as cinco equipas que vão representar África no Campeonato do Mundo do Qatar.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos