O País – A verdade como notícia

Mambas fazem sala ao Quénia a pensar na Guiné-Bissau e Namíbia

A selecção nacional de futebol defronta, hoje, às 18h00, no Estádio Nacional do Zimpeto, o Quénia em jogo amigável inserido na data-FIFA.

É um jogo em que Abel Xavier, selecionador nacional, pretende aproveitar para dar rodagem e criar coesão no seio dos Mambas, pensando nas eliminatórias para o CAN-2019, prova a ter lugar nos Camarões.

Aliás, sem nenhum jogo oficial agendado para este ano, por força do afastamento das eliminatórias para o CAN-Interno e Mundial, o técnico apostou no aproveitamento das datas-FIFA para poder conferir jogos aos atletas, assim como experimentar novas opções.

Para o embate de hoje, o selecionador nacional conta com a espinha dorsal dos Mambas, esta que arrancou com uma vitória na fase de apuramento para o CAN (venceu a Zâmbia por um a zero, em Ndola).

Abel Xavier chamou Ratifo, Dominguez, Mexer, Clésio, Zainadine Jr., Reinildo, Geraldo, Jeitoso, Edmilson, Gildo e Ricardo Campos, jogadores que evoluem no estrangeiro. Este é um claro sinal de que, mesmo se tratando de um jogo amigável, os Mambas querem vencer para fazerem as pazes com o seu público que saiu frustrado do embate diante do Madagáscar, inserido nas eliminatórias para o CAN-Interno.

Hoje, a partir das 18h00, os jogadores da selecção nacional, tal como prometerem ao longo da semana, irão subir ao relvado do Estádio Nacional do Zimpeto com os olhos postos na vitória.

Em Novembro de 2016, Moçambique e Quénia defrontaram-se, em Nairóbi, num jogo igualmente de carácter amigável, no qual os quenianos venceram por um a zero, com o tento solitário a ser apontado por Eric Johanna, aos 16 minutos. Moçambique e Quénia estavam integrados, em 2009, no grupo “B” de qualificação para o Mundial da África do Sul, tendo os quenianos vencido nas duas ocasiões em que se cruzaram. Os Mambas venceram a 6 de Setembro de 2009, por 1-0, com um tento apontado por Tico-Tico.

Já na segunda volta, a 20 de Junho, o Quénia venceu por dois a um com os golos da equipa da casa a serem apontados por Julius Owino (cinco minutos) e Mariga (76 minutos), enquanto Dominguez marcou para os Mambas, no minuto 50.

Simango garante mais dois jogos

O presidente da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), Alberto Simango Jr., garante que os Mambas terão mais dois jogos amigáveis este ano, para além do amistoso com o Quénia, agendado para hoje no Estádio Nacional do Zimpeto.

A realização destes jogos tem por objectivo preencher as datas-FIFA, colocando, desta forma, os Mambas em acção para que tenham rodagem e coesão no grupo de trabalho.

Em entrevista ao “O Pais”, Simango Jr. falou ainda da sua nomeação para a Comissão de Apelo da FIFA, um órgão que ajuda a dirimir casos que não tenham consenso no conselho de disciplina. O dirigente disse que esta indicação prestigia o nosso país, uma vez que está representado num órgão do organismo que superintende o futebol mundial.

A Comissão de Apelo da FIFA reúne-se duas vezes ao ano, quando convocada pelo respectivo presidente, Gianni Infantino.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos