O País – A verdade como notícia

Mambas: é vencer ou vencer!

A qualificação dos Mambas às meias-finais do torneio regional da Cosafa depende de apenas um único resultado, esta quarta-feira diante da Namíbia: a vitória. Em caso de empate ou derrota, o combinado nacional regressa mais cedo ao país.

Somente a vitória interessa à selecção nacional de futebol, os Mambas, na partida desta quarta-feira diante da Namíbia, a contar para a última jornada do grupo “B” do torneio Cosafa, que decorre na vizinha África do Sul, mais concretamente em Port Elisabeth.

O único resultado aos Mambas ficou confirmado após a disputa dos jogos da quarta jornada, em que a Namíbia empatou com o Malawi a um golo, passando a somar sete pontos, e o Senegal levou de vencida o Zimbabwe, por duas bolas a uma, somando já seis pontos, ambos relegando a selecção de Moçambique à terceira posição, com quatro pontos.

Um empate faz o combinado nacional somar cinco pontos e nunca chegaria aos seis do actual segundo classificado, ao mesmo tempo em que uma derrota coloca os Mambas fora da próxima fase da competição.

Uma vitória, por qualquer resultado, coloca os Mambas nas meias-finais, uma vez que passaria a somar sete pontos, os mesmos da Namíbia, mas com vantagem no confronto directo, deixando os namibianos na terceira posição da prova.

Mas há mais: uma derrota diante da Namíbia a aliar-se a uma vitória do Malawi frente ao Senegal faz os Mambas caírem para a quarta posição, uma vez que os malawianos passariam a somar cinco pontos, contra quatro do combinado nacional.

Os embates da última jornada do grupo “B” do Cosafa 2021, nomeadamente Moçambique vs Namíbia e Senegal vs Malawi, decorrem à mesma hora, 12h00, desta quarta-feira.

 

MOÇAMBIQUE COM LIGEIRA VANTAGEM DE DESCANSO

Para o embate desta quarta-feira, a selecção nacional de futebol leva ligeira vantagem em relação ao seu adversário, pelo tempo de descanso que teve. É que os Mambas fizeram a sua última partida no domingo, na vitória diante do Malawi, enquanto a Namíbia volta a entrar em campo depois de ter jogado ao princípio da tarde desta terça-feira.

Vale isto dizer que os Mambas tiveram três dias de descanso, enquanto os namibianos tiveram pouco menos de 24 horas de repouso. Uma vantagem que deve reflectir-se em campo, com uma vitória que daria a qualificação aos Mambas para as meias-finais da competição.

Entretanto, esta partida vai servir, também, de tira-teimas entre as estas duas selecções, com os Mambas à procura da desforra, depois de sucessivas derrotas nos últimos jogos.

Desde 2013 em que os Mambas não vencem a Namíbia, ano em que venceram pela última vez, por 3-0, para a qualificação ao CAN 2014, tendo somado por derrotas seis das últimas sete partidas entre ambos, contando ainda um empate.

A última partida entre ambas foi em Maio de 2019, no torneio Cosafa, com a Namíbia a vencer por uma bola sem resposta.

Assim, o combinado nacional procura regressar às vitórias diante do seu adversário desta quarta-feira e quebrar, não só os maus resultados, mas também os falhanços nas qualificações a outra fase de uma competição a qual esteja inserida no mesmo grupo com a Namíbia.

 

REFORÇO DO COSTA DO SOL, A GRANDE DOR DE CABEÇA

Elmo Kambindu, jogador namibiano anunciado recentemente como reforço do Costa do Sol, tem sido o homem em evidência no ataque da sua selecção. O jogador de 28 anos de idade é marcador de serviço da Namíbia, tendo facturado nas três partidas disputadas no torneio Cosafa, nomeadamente nas vitórias diante do Senegal e Zimbabwe, e esta terça-feira, no empate com o Malawi.

Uma dor de cabeça para os defensores moçambicanos na partida desta quarta-feira, tendo em conta que vem mostrando a veia goleadora na competição.

Aliás, o internacional namibiano lidera a lista dos melhores marcadores do torneio Cosafa, com os mesmos três golos apontados pelo Tswana Tumisang Orebonye.

No grupo “A”, África do Sul e eSwatini estão mais próximos das meias-finais, devendo confirmar isso nas partidas desta quarta-feira, diante da Zâmbia e Botswana, respectivamente.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos