O País – A verdade como notícia

Mambas conhecem amanhã adversários para o Cosafa 2022

Foto: Cosafa

A selecção nacional de futebol, os Mambas, conhece, amanhã, os seus adversários para o torneio regional da Cosafa, prova que este ano se realiza na cidade sul-africana de Durban, entre 5 e 17 de Julho.

Esta será a XXI edição do Torneio Cosafa, que é disputado pelos países da região e mais uma convidada, para completar o número de selecções, bem como criar intercâmbios com outras regiões e selecções.

Assim, a organização marcou para amanhã o sorteio da prova, num acto a decorrer no Estádio Moses Mabhiba, na África do Sul. A prova inicia-se sempre com a fase regular de grupos, dividida em dois, onde as selecções piores cotadas no ranking da FIFA disputam os dois primeiros lugares que dão acesso aos quartos-de-final.

Entretanto, a selecção nacional de futebol, os Mambas, só entra em cena nos quartos-de-final da prova em função da sua posição no ranking da FIFA, bem como pela prestação na última edição, que terminou na quarta posição após a derrota diante de eSwatini, por 4-2 na marcação das grandes penalidades.

Tal como Moçambique, África do Sul, campeão em título, Zâmbia, Madagáscar, Namíbia e Senegal, esta última convidada especial pela segunda vez e vice-campeã regional, também vão entrar em acção directamente nos quartos-de-final por força do seu nível no ranking.

Estas seis selecções vão juntar-se aos vencedores dos grupos a serem criados para a fase regular, para disputarem os quartos-de-final, onde os vencidos jogarão entre si para a disputa dos lugares entre o 5º ao 8º colocado. Ou seja, estas selecções vão continuar em prova e usufruir de oportunidade para consolidar os seus índices competitivos.

Já os vencedores dos quartos-de-final vão disputar o pódio nas meias-finais.

Para esta competição, espera-se que o seleccionador nacional, Chiquinho Conde, aproveite para preparar a selecção que vai disputar as eliminatórias para o CHAN 2023, que terá lugar na Argélia. Os Mambas defrontam a Zâmbia na primeira eliminatória que se disputa a 23 e 30 de Julho.

Ou seja, poderão não estar presentes no torneio regional os jogadores que actuam fora de portas, até porque no entender dos organizadores do Torneio, a ocasião é também oportuna para as selecções aprimorarem-se para as eliminatórias do CHAN Argélia-2023.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos