O País – A verdade como notícia

Mambas conhecem amanhã adversários na caminhada ao CAN-2023

Fotos: FMF

A selecção nacional de futebol do nosso país, Moçambique, vai conhecer seus adversários e o seu grupo de qualificação ao Campeonato Africano das Nações amanhã. O sorteio da prova que decorrerá na Costa do Marfim tem lugar na sede da SuperSport, canal televisivo desportivo da África do Sul.

Para trás o Campeonato Africano das Nações dos Camarões, disputado em Janeiro e Fevereiro, sem a presença de Moçambique, pela sexta vez consecutiva, e também a qualificação ao Mundial do Qatar, que terá lugar em Novembro e Dezembro deste ano, numa prova que o país nunca disputou.

A próxima etapa é a fase de qualificação ao Campeonato Africano das Nações, que terá lugar em Junho e Julho do próximo ano, 2023, na Costa do Marfim.

Depois da primeira fase, onde os menos cotados defrontaram-se entre si, tendo sido qualificados cinco selecções, todas as 48 selecções serão sorteadas esta terça-feira, para conhecerem seus adversários na caminhada à fase final da prova.

Ou seja, os Mambas irão conhecer os seus adversários na corrida à 34ª edição do Campeonato Africano das Nações esta terça-feira, numa luta que busca o regresso ao grupo das melhores selecções de África, onde estiveram pela última vez em 2010, em Angola.

Para o sorteio desta terça-feira, Moçambique estará integrado no pote 3 juntamente com as selecções de Angola, Guiné-Bissau, Mauritânia, Níger, Zimbabwe, Namíbia, Sudão, Líbia, Malawi, Gâmbia, Togo e Comores.

Os Mambas vão cruzar caminhos de outras selecções de outros potes, nomeadamente o campeão africano Senegal, Marrocos, Nigéria, Egipto, Tunísia, Camarões, Argélia, Mali, Costa do Marfim, Burquina Faso, Gana ou então RD Congo, todos no Pote 1, África do Sul, Guiné Equatorial, Cabo Verde, Benim, Uganda, Gabão, Zâmbia, Congo, Guiné Conacri, Madagáscar, Quénia e Serra Leoa, no Pote 2.

Tanzânia, República Centro Africana, Sudão, Ruanda, Burundi, Etiópia, ESwatini, Lesotho, Botswana, Libéria, Sudão do Sul e São Tomé e Príncipe, agrupados no pote 4.

A fase final do CAN será disputada de 23 de Junho a 23 de Julho, com a participação de 24 selecções, que sairão dos seis jogos de cada um dos grupos, a realizarem-se nos meses de Junho, Setembro e Outubro. Ou seja, a 1ª e 2ª jornadas estão agendados entre 1 e 14 de Junho, enquanto a 3ª e 4ª jornadas serão a 19 a 27 de Setembro.

Os desafios da 5ª (penúltima) e 6ª (última) jornada aguardam pela definição da instituição africana, entre Outubro (não há Data FIFA) e Novembro (Data FIFA).

Relativamente ao CHAN 2023, prova que é disputada por jogadores que actuam nos respectivos campeonatos nacionais, a fase final está agendada para Argélia e a fase de qualificação inicia a 28 de Julho próximo. O sorteio desta competição interna será realizado a 28 de Abril corrente.

 

PROCEDIMENTOS PARA O SORTEIO DESTA NOITE

As equipas que vão participar no sorteio de qualificação ao Campeonato Africano das Nações da Costa do Marfim vão conhecer os seus grupos durante o sorteio a se realizar nos estúdios da SuperSport, em Joanesburgo, na África do Sul, esta terça-feira às 19h30, horas de Maputo.

Os 48 países qualificados para participar da segunda fase das eliminatórias foram distribuídos em quatro potes com base no ranking oficial da FIFA divulgado a 31 de Março de 2022.

As equipas serão então sorteadas em 12 grupos de quatro selecções (Grupo A a L), com as duas melhores de cada grupo a se qualificarem para o torneio a ser disputado no país da África Ocidental.

Os anfitriões da Costa do Marfim também participarão do sorteio, embora já tenham garantido o lugar no torneio, o que significa que apenas uma outra selecção de seu grupo vai se qualificar para a competição.

Quénia e Zimbabwe, que foram suspensos pela FIFA de todas as actividades de futebol em todo o mundo, também serão incluídos no sorteio, apesar de suas proibições temporárias.

No entanto, se a suspensão não for levantada duas semanas antes da primeira jornada das eliminatórias, ambas as federações serão consideradas perdedoras e eliminadas da competição.

Consequentemente, seus grupos serão compostos por três selecções com o primeiro e o segundo colocado desses grupos a se qualificarem para a fase final do torneio continental.

Como resultado dessa decisão, Quénia e Zimbabwe não podem ser sorteados no mesmo grupo para evitar ter um grupo com apenas duas selecções, caso a suspensão de ambas federações não seja levantada.

No sorteio a ser conduzido pelo Director de Competições da CAF, Samson Adamu, e assistido pelas lendas do futebol africano Lucas Radebe, da África do Sul, e o costa-marfinense Solomon Kalou, a primeira bola será sorteada do Pote 4 e irá para a posição A4.

O procedimento será repetido para as restantes equipas do Pote 4 que irão para as posições B4, C4, D4, E4, F4, G4, H4, I4, J4, K4 e L4 de acordo com a ordem de sorteio.

O mesmo procedimento acima será repetido para o Pote 3, Pote 2 e, finalmente, Pote 1.

As eliminatórias começarão em Junho de 2022, onde serão disputadas as duas primeiras jornadas de cada grupo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos