O País – A verdade como notícia

Mambas conhecem adversários para o CAN-2023 no dia 21 de Janeiro

Fotos: O País/CAF

O sorteio das eliminatórias do Campeonato Africano das Nações (CAN), a ter lugar na Costa do Marfim, em 2023, e dos play-offs do Mundial de futebol da FIFA, no Qatar, em Novembro e Dezembro deste ano, realiza-se este mês de Janeiro, durante a reunião do Comité Executivo da Confederação Africana de Futebol (CAF), nos Camarões, à margem do CAN-2021.

O Campeonato Africano das Nações já arrancou nos Camarões e, com ele, muitas actividades paralelas terão lugar em Douala, entre os membros e as comissões de trabalho da Confederação Africana de Futebol, CAF.

Uma dessas actividades é a reunião do Comité Executivo da CAF, que a 21 de Janeiro corrente vai realizar o sorteio da fase de grupos da próxima edição do Campeonato Africano das Nações, CANB, que terá lugar em Junho e Julho de 2023, na Costa do Marfim.

Será nessa ocasião que os Mambas ficarão a conhecer os seus adversários nessa caminhada que deverá iniciar em finais de Agosto e inícios de Setembro, na data-FIFA para jogos das selecções nacionais. Para já, ainda não foram distribuídos os potes de cada selecção, mas a selecção de Moçambique deverá ocupar um dos últimos potes, em função da sua posição no ranking da FIFA.

Aliás, o facto de os Mambas não constarem dos 24 que disputam a presente edição do Campeonato Africano das Nações, nos Camarões, bem como por não estar na derradeira fase de qualificação ao Mundial do Qatar, faz com que possa fazer parte do quarto pote.

Recorde-se que os Mambas não se qualificam a uma fase final de um Campeonato Africano das Nações desde a prova disputada em Angola, em 2010, ou seja, há 12 anos, tendo falhado sucessivamente as edições de 2012, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2021.

Nas edições anteriores em que disputou, nomeadamente em 1986, no Egipto, 1996, na África do Sul, 1998, na Burquina Faso, e 2010, em Angola, os Mambas não lograram alcançar nenhuma vitória, tendo registo de apenas dois empates, em 1996 diante da Tunísia, e 2010 frente a Benim.

Assim, com objectivo de correr atrás da qualificação à fina-flor do futebol africano, a Federação Moçambicana de Futebol contratou, em Outubro do ano passado, Chiquinho Conde para comandar os Mambas, tendo como adjuntos os também antigos internacionais, dentre elas Eduardo Jumisse.

Assim, será a 21 de Janeiro corrente, que será realizado esse sorteio, para dois dias depois, ou seja, a 23 do mesmo mês, e no mesmo local, Douala, se realizar o sorteio do play-off de apuramento ao Campeonato do Mundo do Qatar, em Novembro e Dezembro deste ano.

 

SORTEIO DO MUNDIAL COM 10 APURADOS

Para este apuramento do Mundial de 2022, as 10 selecções classificadas serão divididas em duas cestas com base no ranking oficial da FIFA, publicado em Novembro de 2021.

As cinco equipas melhores classificadas jogarão contra as cinco equipas mais baixas no ranking, devendo a primeira mão ocorrer na casa das selecções inferiores.

De acordo com o ranking divulgado a 19 de Novembro de 2021, depois da última volta, e tendo em conta as dez selecções apuradas para a derradeira fase de apuramento ao Mundial, Senegal, Marrocos, Tunísia, Argélia e Nigéria estão melhor posicionadas e cada uma delas pode cruzar caminho do Egipto, Camarões, Gana, Mali e República Democrática do Congo, menos posicionadas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos