O País – A verdade como notícia

Mambas atingem pior posição em 16 anos no ranking da FIFA

Fotos: O País

Moçambique caiu dois lugares no ranking da FIFA, divulgado esta quinta-feira pelo órgão reitor do futebol mundial. É a pior classificação de sempre desde 2006. Por outro lado, o Brasil desalojou a Bélgica da liderança, ao fim de quatro anos no topo.

Em dois jogos, um empate e uma derrota no Torneio de Nouakchott custaram aos Mambas a queda de duas posições no ranking da FIFA, divulgado esta quinta-feira. Na última actualização, em Fevereiro, Moçambique ocupava o lugar 117 e, agora, está posicionado no 119º posto, com 1146 pontos.

É o pior posto ocupado pela selecção nos últimos 16 anos, quando esteve na posição 128.

Em relação aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, os Mambas estão atrás de Cabo Verde, que continua a ser a única selecção no “top-100”, no 71.º lugar, seguido da Guiné-Bissau, 115.ª.

O país só supera Angola, na posição 126, São Tomé e Príncipe, 183. Macau permanece em 182.º e Timor-Leste em 198.º. Portugal segue no oitavo posto.

 

RANKING DA FIFA TEM NOVO LÍDER, PORTUGAL CONTINUA EM OITAVO

Na actualização do ranking da FIFA feita esta quinta-feira, há uma novidade: o Brasil passa a ser o líder. O topo do ranking mudou ao fim de quatro anos.

A Bélgica ocupava o primeiro lugar da classificação da FIFA desde 20 de Setembro de 2018, perdendo, agora, o estatuto para o Brasil, que não liderava a lista desde 2017, entretanto recordista de títulos mundiais. Para fechar o pódio, está a França, actual campeã do mundo.

Portugal segue, entretanto, no oitavo posto. A selecção nacional não conseguiu o apuramento directo para o Mundial-2022, tendo sido obrigada a mais jogos para marcar a sua presença no Qatar.

A actualização desta quinta do ranking da FIFA serve de base para a distribuição das selecções qualificadas para o Campeonato do Mundo em quatro potes, porém sem qualquer implicação no sorteio a realizar-se em Doha, esta sexta-feira, às 19h00, 18h00 de Maputo.

 

O top-10 do ranking da FIFA:

  1. Brasil
  2. Bélgica
  3. França
  4. Argentina
  5. Inglaterra
  6. Itália
  7. Espanha
  8. Portugal
  9. México
  10. Países Baixos
  11. Cabo Verde
  12. Guiné-Bissau
  13. Moçambique
  14. Angola
  15. São Tomé e Príncipe
  16. Macau

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos