O País – A verdade como notícia

Mambas ambientam-se ao FNB Stadium esta quarta-feira

Fotos: LanceMoz

A selecção nacional de futebol realiza, esta quarta-feira, o treino de adaptação ao FNB Stadium (Soccer City), palco do jogo diante do Ruanda, inserido na 1.ª jornada do grupo “L” de apuramento ao Campeonato Africano das Nações – CAN 2023 –, prova a realizar-se na Costa do Marfim.

Sem o esquerdino Bruno Langa, os Mambas realizaram, na manhã desta quarta-feira, uma ligeira sessão de treinos no Wits University, campo do Bidvest Wits.  Existe, no seio do grupo de trabalho, um espírito de confiança quanto ao alcance de um bom resultado diante dos ruandeses.

O mesmo pode dizer-se em relação à equipa técnica chefiada por Chiquinho Conde, que aposta na quebra de um ciclo de doze anos sem marcar presença na maior montra do futebol africano.

Aliás, arrancar esta campanha de qualificação com uma vitória não só seria moralizador como também se pode revelar importante nas contas finais.

Após a sessão de treinos realizada na manhã desta quarta-feira, Reinildo Mandava, jogador do Atlético Madrid, deu cara ao grupo. Em entrevista ao “LanceMZ”, o esquerdino disse claramente que não estão pressionados, mas sim focados em arrancar os três pontos.

“É algo que nos falta nesta selecção – que é a qualificação para o CAN –, particularmente, nesta geração nova, vamos fazer de tudo, até porque temos o objectivo de chegar a esta competição e acredito que, com mais trabalho, vamos chegar lá. O estado de espírito é de alegria, muita concentração e, acima de tudo, trabalho. O grupo está muito forte e unido para chegar ao jogo com um objectivo traçado, que é chegar à vitória”, assegurou.

O jogador do Atlético Madrid abordou, ainda, o situação de os Mambas jogarem fora de casa devido ao facto de o Estádio Nacional do Zimpeto ter sido banido pela Confederação Africana de Futebol de acolher jogos internacionais: “É algo que me deixa triste, porque o futebol é feito de adeptos e, quando não podemos jogar na nossa casa com o nosso público, ficamos tristes. Todavia, sabemos que isso não cabe a nós, que gostaríamos de fazer todos jogos de qualificação na nossa casa, pois jogar em casa do vizinho não é como estarmos a jogar na nossa casa, a sentir o calor do público, pelo que pedimos que o assunto seja resolvido o quanto antes”, frisou Mandava, em entrevista ao “LanceMZ”.

Por sua vez, Genny Catamo, jogador que fez uma boa temporada ao serviço do V. Guimarães por empréstimo do Sporting, mostrou-se, igualmente, confiante na vitória. “Estamos aptos e preparados para enfrentar Ruanda. O grupo está focado em conquistar a primeira vitória, para começarmos bem esta etapa de qualificação. Estamos todos motivados, temos mais energia para enfrentar Ruanda ou qualquer adversário”, disse o jogador ao “LanceMZ”.

O certo é que Moçambique vai enfrentar uma selecção de Ruanda, que vem de uma derrota, em Janeiro último, diante da Guiné Conacri, por 2-0, em desafio amigável realizado em Janeiro.

Moçambique e Ruanda dividiram vitórias nos últimos quatro duelos entre as duas selecções. A única presença de Ruanda, na fase final do Campeonato Africano das Nações, foi em 2004, quando foram eliminados na primeira fase.

Inseridos no grupo “A”, os ruandeses perderam com Tunísia (2-1) e depois empataram com a Guiné Conacri (1-1). No fecho da ronda, Ruanda arrancou uma vitória à tangente diante da República Democrática do Congo (1-0).

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos