O País – A verdade como notícia

Maluana forma mil jovens em ciência e tecnologia

Criado em 2014, três anos depois, já começa a surtir efeitos satisfatórios, na visão na máquina directiva da infra-estrutura. O Parque de Maluana conta com um Centro de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (CIDT), um edifício multidisciplinar que agrega várias funcionalidades, tais como incubação de empresas de base tecnológica; formação de recurso humanos nas áreas de tecnologias, incluindo a certificação internacional.  

Por se tratar de uma infra-estrutura que potencia a aprendizagem tecnológica procuramos perceber como funciona o processo. Encontramos jovens, cuja entrega à aprendizagem demonstrava entusiasmo e curiosidade.

A cada um daqueles jovens a curiosidade parece fluir da mesma maneira. São jovens inovadores, encontrados em instituições de ensino superior e não só. Concentrados, ligados ao mundo digital, aliás, procurando facilitar a vida das pessoas através de desenvolvimento de plataformas. Ali se aprende o ABC do mundo tecnológico. A exemplo disso, interagimos com o jovem Bruno Estêvão, que diz ter sido movido pela curiosidade quando frequentava o ensino secundário. Cursou engenharia informática, na Universidade Eduardo Mondlane. Entrou para a incubadora quando começou a desenvolver uma plataforma de pagamento de serviços de electricidade, televisão, água e recargas telefónicas. Bem, sendo um serviço que já existe, questionamos ao jovem inovador qual seria o diferencial da plataforma?
“O que trouxemos agrega a possibilidade de utilizador usar o serviço Credeasy independentemente da filiação  bancária, o que é impossível nas actuais plataformas’’, partilhou.

À semelhança de Bruno, José também foi movido pela curiosidade. Começou a interessar-se pela tecnologia quando viu a necessidade de desenvolver uma plataforma que agregue toda a informação referente ao futebol nacional. Junto com o seu colega, José começou a trabalhar na ideia e para optimizar o seu plano juntou-se ao parque.

Já que o Parque localiza-se em Maluana, distrito da Manhiça, província de Maputo, o Parque pretende futuramente colocar internatos como forma de promover o desenvolvimento tecnológico do país.

Refira-se que o Parque de Ciências e Tecnologias de Maluana vai estar presente na feira de ciência e tecnologia, MOZTECH, nos dias 24, 25 e 26 de Maio, no centro Internacional de Conferência Joaquim Chissano.
 

 

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos