O País – A verdade como notícia

Maldivas apoiam candidatura de Moçambique ao CS das Nações Unidas

Foto: UCI-MNEC

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, manteve uma audiência de cortesia com o Presidente da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas, Abdulla Shahid.

A audiência realizada a 21 de Setembro em curso serviu para a representante do Presidente da República, Filipe Nyusi, na Assembleia Geral das Nações Unidas, informar e explicar a decisão do Governo moçambicano de candidatar Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança (CS) daquela organização transnacional.

Segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo descreveu, também, a situação prevalecente em Moçambique, particularmente nos domínios de defesa e segurança e da evolução sanitária face à eclosão da pandemia da COVID-19. Neste âmbito, Macamo referiu-se às melhorias em curso nessas áreas, resultantes das vitórias das Forças de Defesa e Segurança sobre os terroristas que operam em Cabo Delgado e a redução de números de casos e mortes da COVID-19.

Por seu turno, o presidente da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas, Abdulla Shahid, enalteceu o empenho do Governo moçambicano no combate ao terrorismo e à COVID-19, manifestando o apoio das Nações Unidas na luta contra esses males, bem como garantindo endosso do seu país, as Ilhas Maldivas, à candidatura moçambicana ao CS das Nações Unidas.

O encontro teve lugar algumas horas depois de o Presidente da Assembleia Geral, natural das Ilhas Maldivas, ter proferido o seu discurso na sessão de abertura do debate geral da 76ª Assembleia Geral iniciada na manhã da terça-feira.

No mesmo dia, Verónica Macamo participou na sessão de abertura e na segunda sessão da 76ª Assembleia Geral, tendo escutado os discursos proferidos pelo presidente da Assembleia Geral, secretário-geral da Nações Unidas, António Guterres, bem como, entre outros, pelos presidentes do Brasil, Estados Unidos da América, República Democrática do Congo, Portugal, Egipto, Zâmbia e Turquia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos