O País – A verdade como notícia

Mais negócio e menos remuneração na entrada do segundo semestre

Dados do relatório de actividade económica publicado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE) mostram que em meio à COVID-19, a actividade económica do país cresceu em Julho de 2020, comparando ao mês anterior, enquanto o índice de remunerações registou queda.

O crescimento dos sectores de alojamento, restauração e similares (19.8%) e, de indústria extractiva e transformadora, energia eléctrica (15.2%), comércio por grosso e a retalho (9.6%), manutenção e reparação de automóveis (1.6%) e outros serviços não financeiros (0.7%), de acordo com o INE é a razão de Moçambique ter registado um aumento de 5% no volume de negócios no período em análise.

No que tange ao sector de indústria, o relatório aufere que “a sua variação positiva foi influenciada pelas actividades de extracção de hulha, açucareiro, indústrias de tabaco, estruturas metálicas e de lacticínios”.

Contudo, nem tudo foi crescimento. Houve uma queda de 4.2% no volume de negócios no sector de transportes e armazenagem.

De acordo com o relatório, outra queda foi a do índice de remunerações que foi caindo desde o primeiro mês do ano até ao mês em análise, ou seja, sete meses seguidos. Chegando em Julho, o índice caiu 5.6%.

“Foi resultado dos declínios registados nos sectores de Transportes e Armazenagem (-10,2%), Indústria (-9,3%), do Alojamento, Restauração e Similares (-3,9%) e de Outros Serviços Não Financeiros (-0,8%), tendência contrariada só pelo sector de comércio que apreciou-se 2% face ao mês anterior”, lê-se no documento.

Outro termómetro usado para medir a actividade económica no país é o emprego. Este teve um crescimento de 0.4%, o que o INE em seu relatório classificou como “recuperação ligeira”.

Os sectores de comércio e outros serviços não financeiros foram os que mais empregaram no período em análise, tendo registado um incremento de 2.7% e 2.3% respectivamente.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos