O País – A verdade como notícia

Mais dois mineiros ilegais morrem em Cabo Delgado

O incidente deu-se no dia 13 de Agosto de 2020, por volta das 05h00, numa concessão da Montepuez Ruby Mining, em Cabo Delgado, de acordo com uma nota daquela mineradora. Uma área de reserva de água, dentro da concessão mineira, foi invadida por 150 mineiros ilegais, três dos quais afogaram-se em águas profundas.

Um residente de Namanhumbir, de 32 anos de idade, foi resgatado com vida. Os corpos de um tanzaniano, de 23 anos, residente no posto administrativo de Namanhumbir, e de um outro cuja identidade ainda é desconhecida, foram resgatados e confirmada a morte de ambos pelas autoridades competentes, presentes no local.

Mergulhadores dos bombeiros de Montepuez fizeram buscas nas águas profundas e confirmaram que não havia mais corpos.

O número crescente de mortes envolvendo mineiros ilegais na concessão da Montepuez Ruby Mining é uma das principais preocupações da empresa, sendo que as práticas inseguras dos mineiros ilegais estão a resultar na perda de vidas.

Nos últimos seis meses deste ano, pelo menos vinte pessoas, na sua maioria homens, perderam a vida a empreender actividades mineiras ilegais sem segurança, na concessão da Montepuez Ruby Mining.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos